Coluna da Folha: Os lixões e as multas do Tribunal de Contas de Pernambuco

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2021 às 07:00

Foto: Reprodução/TCE

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) está endurecendo o jogo quanto aos lixões irregulares. A Segunda Câmara votou pela homologação de dois Autos de Infração contra os prefeitos de São José do Egito e de Solidão, referentes ao exercício financeiro de 2020.

O motivo foi o não envio do plano de ação para adequação do destino final dos resíduos sólidos urbanos. Receberam multa no valor de R$ 26.457,00 os gestores Evandro Valadares (de São José do Egito) e Djalma Souza (de Solidão).

O TCE-PE sustenta que as prefeituras de São José do Egito e de Solidão descumpriram determinações de acórdãos proferidos em 2019 pelo Tribunal. Os dois municípios deixaram de elaborar e apresentar planos de ação para a eliminação da deposição dos resíduos nos chamados “lixões”.

O Colegiado aprovou as decisões por unanimidade, determinando que as gestões municipais elaborem e encaminhem ao TCE-PE seus respectivos planos de ação num prazo máximo de 60 dias. A equipe técnica do Núcleo de Engenharia do Tribunal foi encarregada de acompanhar o cumprimento da deliberação.

PSOL nas trincheiras

Em Olinda, o PSOL já definiu sua diretoria partidária no município. Uma disputa com 4 chapas e mais de 400 votantes definiu que a chapa PSOL Pernambuco Popular, formada por Eugênia Lima, Samuel Herculano, dirigentes sindicais e movimentos sociais da cidade, foi a vencedora com mais de 80% dos votos. O evento em Olinda foi o final das disputas municipais do 7º congresso do PSOL. Mais de 3 mil filiados participaram do processo.

Cansou da desordem

O prefeito de Santa Filomena, Pedro Gildevan (PSD), foi para o ataque. Cansado da desordem, divulgou informativo em que recomenda a todos os donos de animais que evitem deixá-los soltos nas ruas e nas praças públicas. Além disso, quer evitar o trânsito de bicicletas, jogos de futebol e estacionamento de motos em cima das praças. No informe divulgado, acrescenta que a desobediência pode acarretar apreensão de material e aplicação de multa.

Afinados

Se na parte de cima os pré-candidatos ainda não se entenderam sobre quem sai na cabeça, na oposição os parlamentares já batem bola. Os deputados André Ferreira (PSC) e Antonio Coelho (DEM) se encontraram em Xexéu, onde têm o mesmo apoio político e se mostraram afinados. André já deixou claro o cenário. “Até dezembro vamos chegar a um critério para escolher o candidato ou a candidata. Agora é legítimo e é o momento de Anderson, Raquel e Miguel andarem e buscarem cacifar os seus nomes”, avaliou.

Ambulância para Araripina

Em Araripina, a deputada Roberta Arraes comemora sua emenda parlamentar no valor de R$ 184 mil para a aquisição de uma ambulância-UTI, com recursos já creditados na conta da prefeitura. “A pauta política partidária é importante, mas a missão de cuidar das pessoas deve sempre prevalecer em favor do interesse coletivo. Jamais deixarei de trabalhar e levar ações importantes, principalmente no fortalecimento da assistência à saúde, que é um dos momentos mais dolorosos da nossa vida, quando estamos acometidos e fragilizados com alguma doença”, justificou a deputada de oposição à administração local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *