Coluna da Folha: O vice “bucha de canhão”

por Carlos Britto // 16 de maio de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução internet

A polêmica envolvendo o ex-vice-prefeito de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), João Duque Filho (PSB), ganhou destaque nos bastidores políticos locais. Novos rumores indicam um possível desejo de entrada na disputa como pré-candidato a vice-prefeito, ao lado da atual gestora, Márcia Conrado (PT), o que quebraria um acordo feito pelo ex-deputado Sebastião Oliveira, de que quatro nomes estavam na disputa, mas Duquinho iria disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

No entanto, a situação se complicou e o caldo parece ter entornado com declarações do pré-candidato a vereador, alegando apoio total familiar para a mudança de planos.

Em meio à confusão, Goretti Duque, irmã de Duquinho, veio a público negar qualquer respaldo da família à nova empreitada política do ex-vice-prefeito, ressaltando “descontentamento e decepção com a sua postura”.

“Sinto ver Duquinho servir de ‘bucha de canhão’ do grupo de Márcia. Ele certamente não tem o apoio da nossa família e muito menos do nosso pai. Nele não voto”, disse. A reviravolta no cenário político local não passou despercebida pelo eleitorado, que observa com atenção os desdobramentos dessa situação. É esperar para ver.

Representou junto ao MPPE

O vereador Edson Henrique (PP), de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, divulgou uma nota informando que apresentou uma representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) relacionada a supostas irregularidades no pagamento dos subsídios aos servidores públicos municipais, especificamente os guardas municipais. Segundo a nota, o município, sob a gestão de Sandrinho Palmeira (PSB), estaria agindo de forma ilícita ao não realizar o correto pagamento dos subsídios, desrespeitando assim a legislação vigente que determina o pagamento de um adicional de periculosidade de 30% sobre os vencimentos. Para o vereador, as atitudes do gestor municipal configuram crime de responsabilidade, uma vez que estaria agindo contra a lei e deixando de cumprir obrigações que lhe competem: “Ele merece ser responsabilizado legalmente por sua conduta inadequada como gestor municipal”.

Com  a bancada do PSOL

Ivo Gomes, pré-candidato à Prefeitura de Ouricuri (Sertão do Araripe) pelo PSOL, reuniu-se com a bancada do partido na Câmara de Vereadores do Recife. No encontro, Gomes discutiu sobre os problemas e a conjuntura de Ouricuri, contando com o apoio do vereador Ivan Moraes à sua pré-candidatura. “Estou feliz com o apoio de Ivan, que é uma referência política para a esquerda pernambucana. Isso nos fortalece ainda mais na caminhada que estamos trilhando para a disputa deste ano”, disse Ivo Gomes.

Parecer favorável

Na manhã desta terça-feira (14), a 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu parecer favorável à admissão de pessoal realizada pela Câmara Municipal de Flores, no Sertão do Pajeú, durante o exercício financeiro de 2021. O julgamento, com relatoria do conselheiro Substituto Marcos Flávio, considerou legais as contratações referentes ao concurso público para 10 funções de cargos efetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários