Coluna da Folha: O interminável Gonzaga Patriota

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2024 às 07:00

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Se tem uma coisa na qual o ex-deputado federal Gonzaga Patriota aposta é na persistência. O presidente da executiva municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Petrolina, Sertão do São Francisco, segue buscando espaços no plantão político após décadas atuando nos bastidores pernambucano. O socialista, que não conseguiu a reeleição em 2022 e não faz mais parte do Congresso Nacional, não parece disposto a se desligar da política e segue buscando se fortalecer no cenário nacional.

Como se tivesse apenas começado a jornada, o veterano ainda comemora o encontro no Recife (PE) para uma reunião com o prefeito reeleito João Campos (PSB). Na reunião, Gonzaguinha foi o mesmo de sempre: debulhou o rosário político e disparou as demandas da legenda e diálogo sobre planos para o futuro do PSB.

Acontece que a movimentação de Gonzaga – que diz buscar o Senado Federal – esbarra nas intenções de renovação política, vide a própria indicação do vice-prefeito de João, seu ex-chefe de gabinete Victor Marques, que apenas foi estrategicamente colocado no PDT, mas que reza na cartilha do primeiro amigo. Sem contar as pretensões de Silvio Costa Filho, Miguel Coelho e mais uma fila que se segue.

Mas Gonzaga parece não se importar com quantos novos jogadores surjam, e permanece ali, motivando-se por mais de ‘400’ vezes. Esse é o enigmático número que ele manda para sua lista, todas as manhãs, para dizer que é a hora que pula da cama. Nem que volte depois da mensagem.

Mesa definida

Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a prefeita Márcia Conrado (PT), reuniu os vereadores de sua base para definir a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2027. O encontro ocorreu no início da tarde de segunda-feira (9) e resultou na seguinte formação: Manoel Enfermeiro (PT), presidente; Alice Conrado (PSD), vice-presidente; Rosimério de Cuca (PT), primeira-secretária, e Clênio de Agenor (PSD), segundo-secretário. A votação para formalizar a escolha da nova mesa diretora ocorrerá na primeira sessão do ano, no dia 1º de janeiro de 2025. Na mesma solenidade, tomarão posse para o novo mandato os vereadores eleitos, a prefeita reeleita e seu vice-prefeito.

Na onda da bike

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, o vereador oposicionista Marquinhos do N-4 (PSD) apresentou durante sessão plenária da Câmara Municipal, semana passada, a Indicação 2024/24 aprovada por 14 votos, solicitando da prefeitura a realização de estudo e instalação de bicicletários ou paraciclos em pontos estratégicos da cidade. A questão é que essa medida foi adotada durante o governo do então prefeito Julio Lossio (PSDB), mas acabou sendo retirada gradativamente após outro ex-prefeito, Miguel Coelho (UB), assumir a gestão. Resta saber se o atual, Simão Durando (UB) – aliado de Miguel – que foi reeleito este ano, tem a intenção de reassumir a ideia.

Coluna da Folha: O interminável Gonzaga Patriota

  1. Averdade disse:

    O povo deixou de votar nele que ainda trazia alguma emenda para votar no outro que não trouxe nenhuma emenda para Petrolina, nem vai trazer nada, além de uma obra que que mal começou e há tempos está em ruínas.

  2. Sempre Atento disse:

    Vai cair os dentes e não quer deixar de mamar no dinheiro da nação isto sim,só pessoas sem visão da um voto a esse cidadão ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. E verdade curtir muita festa no country aliás eu moro no bairro quecda nome ao clube country club