Coluna da Folha: O corte de energia e as ações judiciais na Prefeitura de Tabira

por Carlos Britto // 05 de maio de 2021 às 07:00

Foto/arquivo reprodução

A sobra e a escuridão invadiram a cidade de Tabira, no sertão do Pajeú. Afirmando que o motivo foi a falta de pagamento, a Celpe suspendeu, nos últimos dias, o fornecimento de energia da praça Gonçalo Gomes, da praça do cemitério e até do prédio central da prefeitura da cidade.

Sem ter o que fazer a prefeitura acionou a procuradoria e ingressou com ação judicial para parcelar o débito de R$ 763.439,02 (setecentos e sessenta e três mil quatrocentos e trinta e nove reais). A administração sustenta que o debito, quase integralmente, foi herdado da gestão anterior.

Em uma decisão liminar, o juiz da comarca de Tabira atendeu ao pedido do município e deferiu liminar para que a Celpe “se abstenha de realizar qualquer corte no fornecimento dos serviços de energia elétrica para setores essenciais do município em razão dos débitos consolidados e objetos do presente pedido de parcelamento judicial”.

Acontece que nos últimos meses, a Companhia Energética havia intensificado as cobranças pelo pagamento de dívidas antigas e tinha recusado propostas de parcelamento oferecidas pelo município de Tabira, o que justificou o pedido de parcelamento judicial. Em sua decisão, o juiz abriu vistas ao Ministério Público para apurar eventual improbidade administrativa cometida pela gestão anterior.

Manteve

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TVE) decidiu manter a rejeição das contas da ex-prefeita de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, Madalena Brito, referentes ao exercício financeiro de 2016. O Tribunal enviou recomendação à Câmara de Vereadores para que a decisão seja mantida. A Segunda Câmara do TCE, durante sessão na última semana, acompanhou o voto do relator e, preliminarmente, conheceu dos presentes embargos de declaração e, no mérito, negou-lhe provimento, mantendo dessa forma os termos do parecer prévio listados nos autos do processo.

CPI em Salgueiro

Em Salgueiro, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores, criada para investigar possíveis irregularidades na condução das aulas remotas da rede municipal, já iniciou suas investigações A comissão reuniu-se com o secretário municipal de Educação, Marcelo Sá, que prometeu fornecer todas as informações.

Regularizou

Quem mora na área rural de Cupira ganhou uma notícia boa. A prefeitura vai emitir escrituras gratuitas de casas, terrenos e outras propriedades localizadas em áreas rurais de Cupira. A iniciativa em parceria com o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), e vai regularizar imóveis de famílias carentes de agricultores. O programa também visa a evitar, com a emissão das escrituras, possíveis conflitos pela posse dos imóveis e das terras. Situação e oposição, no município, se uniram nesse propósito.

Presente

Com um olho na administração e outro na política, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), quer comemorar o aniversário de sua cidade, amanhã, entregando obras. O ponto alto, no quesito festa, será a apresentação do cantor Assisão, símbolo da cidade, em uma live.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários