Coluna da Folha: Novas eleições e uma nova oportunidade

por Carlos Britto // 21 de junho de 2021 às 07:00

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou que três cidades pernambucanas terão novas eleições este ano: Capoeiras e Palmeirina, no Agreste, e Maraial, na Zona da Mata Meridional. No Agreste, o TRE-PE já anunciou para 3 de outubro o pleito. Os dois municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes das Câmaras de Vereadores.

No caso de Capoeiras, a candidatura de Luiz Claudino de Souza (PL) foi indeferida pelo TRE-PE em 13 de novembro de 2021, e a decisão foi confirmada em abril deste ano. Já em Palmeirina, a candidatura de Severino Eudson Catão Ferreira (MDB) foi indeferida pela Justiça Eleitoral em outubro de 2020. Nesse caso, tanto o TRE-PE quanto o TSE confirmaram a decisão também este ano.

Em Maraial, o prefeito Sérgio da Farinha (Avante) teve o diploma cassado, juntamente com seu vice-prefeito, Ananias Júnior, respectivamente, por abuso de poder econômico.

O Judiciário Eleitoral do Estado decidiu que haverá uma nova eleição no município, uma vez que o primeiro suplente de vereador, Josivaldo Silva dos Santos, também foi condenado por abuso de poder e ficará inelegível por oito anos. O prefeito e o vice já foram afastados do cargo. O TRE-PE ainda não divulgou a data da nova eleição.

Uma luta dura

A Comissão Permanente ‘Todos Pela PE-630’, que luta pela pavimentação da rodovia sertaneja, recebeu nesta semana uma notícia alentadora do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O parlamentar, que participou da entrega de um trator agrícola a pequenos agricultores de Trindade, no Sertão do Araripe, revelou ter conversado com o governador Paulo Câmara na última terça (15) sobre o assunto. Segundo Gonzaga, o governador lhe pediu que a bancada pernambucana no Congresso possa apresentar uma emenda para, dessa forma, ele (Paulo) elaborar o projeto. “Tendo esses recursos e fazendo o projeto, para o ano ele dá prioridade para a pavimentação dessa estrada”, pontuou o deputado.

Orobó 1

O ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (PSD) esteve na última semana em Brasília e levou a sua esposa, a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (DEM), o prefeito de Orobó, Biu Abreu (DEM), e o vice-prefeito Lúcio Silva (MDB). Chaparral acelera sua candidatura e conta com apoio e amizade do deputado federal o deputado Fernando Filho (DEM), que está comprometido em encaminhar várias emendas com recursos para Casinhas e onde ele pode ser votado.

Estupro no sindicato

Uma denúncia bombástica atingiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) neste domingo (20), o qual foi sempre um braço da luta política em Petrolina. Um diretor da entidade está sendo acusado de estuprar duas funcionárias, que têm em torno de 30 anos de idade. O acusado teria atraído uma das funcionárias para sua sala. Em seguida, abriu a calça e mostrou o pênis, tentando forçar uma relação sexual, mas a vítima conseguiu sair. Outra funcionária contou que o diretor também tentou lhe agarrar à força. O caso transformou-se em Boletim de Ocorrência registrado da delegacia de Polícia Civil (PC). Já o acusado, de acordo com a fonte, estaria foragido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *