Coluna da Folha: MPPE diz que não pediu afastamento de vice-prefeito de Salgueiro

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2022 às 07:00

Foto: divulgação

Uma notícia publicada por este colunista mexeu nas estruturas políticas do Sertão e provocou nota-resposta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O esclarecimento do MPPE é acerca da polêmica envolvendo o vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho, que atualmente está em exercício do cargo.

Espalhou-se pela cidade, feito rastilho de pólvora, a notícia de que o órgão fiscalizador teria recomendado o afastamento de Edilton em virtude deste ter supostamente cometido crime de responsabilidade por descumprimento da Lei Orgânica Municipal, que proíbe quem exerce cargo público de ocupar função de administração em qualquer empresa privada.

Edilton é sócio administrador de duas empresas ativas, mas MPPE negou ter emitido tal recomendação à Câmara de Vereadores de Salgueiro.

Segundo o MPPE, o que houve foi uma denúncia anônima, a qual foi encaminhada à casa legislativa, e não uma recomendação. O Ministério reforça ainda não haver elementos suficientes que caracterizem o crime de responsabilidade atribuído a Edilton. Por este motivo, as investigações ainda prosseguem.

Paternidade de Lula

Se não estivéssemos vendo, não acreditaríamos. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) concedeu parcialmente liminar solicitada pela candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), contra o candidato a senador André de Paula (PSD). A decisão avaliou como indevidas as sugestões de apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao candidato a André de Paula na propaganda eleitoral de rádio e TV. Teresa alega que, no âmbito estadual, a ata da convenção do PSD não menciona apoio a Lula.

Showmício?

O Partido Liberal em Pernambuco entrou com representação junto ao TRE contra a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) pelo financiamento de propaganda político-eleitoral durante apresentação da cantora Bia Marinho, que se apresentou no 1° Festival da Carraspana, em Arcoverde (Sertão do Moxotó). A artista recebeu verba de R$ 15 mil dos cofres estaduais. A representação alega que a manifestação política caracterizou realização de showmício, prática vedada pela Legislação Eleitoral. O PL quer intimação do prefeito de Arcoverde, José Wellington Cordeiro Maciel; do diretor-presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista; e da cantora Bia Marinho, para que sejam prestados os devidos esclarecimentos.

Recursos próprios

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB), foi acompanhar o serviço de pavimentação em asfalto em um bairro da cidade. Ele levou a vereadora Camilla Sampaio. Ao contrário da maioria do asfalto, que foi levado pelo deputado Fernando Filho (UB), Pimentel reforçou que essa obra foi um compromisso assumido e, com recursos próprios da Prefeitura.

O sorriso do decano

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), decano da Câmara e candidato à reeleição, comemora sua inclusão em levantamento recente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.  Patriota se destacou pelo empenho individual para aprovação de um Projeto de Lei. Foram avaliados parlamentares que relataram ou propuseram pautas e fizeram todas as articulações necessárias para a aprovação do texto. São esses elementos que o índice categorizou, com base em dados objetivos, analisando número de projetos aprovados e relatados. Osmar Serraglio, Gonzaga Patriota, Paulo Paim e Esperidião Amin ficaram entre os parlamentares mais influentes na categoria Performance Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.