Coluna da Folha: Mendoncinha aposta em Miguel, mas admite mais de uma candidatura pela oposição

por Carlos Britto // 15 de novembro de 2021 às 07:00

Foto: arquivo/divulgação

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, (DEM) em conversa com esse colunista, comentou o que chamou de excelente momento para as oposições por parte do povo pernambucano. Ele disse que sente uma grande recepção ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM) que tem colocado o seu nome como candidato a governador.

Apesar de estar fechado com Miguel, Mendonça não deixou de registrar a movimentação dos demais integrantes da oposição, citando os outros dois possíveis protagonistas nesse processo – a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e o de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) – que estão, segundo ele, “no direito de também percorrer o Estado colocando seus projetos”, embora se mostre confiante na “liderança jovem” de Miguel.

Tentaremos unificar as candidaturas, mas se não for possível a oposição oferecerá duas oposições ao eleitor pernambucano”, declarou.

Mendonça reforçou que o União Brasil, fruto da fusão do seu partido com o PSL, “vai crescer bastante”, citando a chapa majoritária, que terá nomes fortes como o dele e os dos deputados federais Luciano Bivar e Fernando Filho. Perguntando sobre a ida do presidente Jair Bolsonaro para o PL, o democrata foi cauteloso.

Segundo ele, esse fato deve impactar quem tem ligação com a legenda – exemplo de Anderson Ferreira, que é o presidente estadual do PL. O cuidado de Mendonça em tecer comentários mais aprofundados deve-se sobretudo a que uma parte da oposição não quer, ao menos por enquanto, vincular diretamente as pré-candidaturas no Estado com Bolsonaro, cujo desempenho não é dos melhores em Pernambuco, nem no Nordeste.

Ainda falando sobre a saída da deputada estadual Priscila Krause, após 27 anos no DEM, Mendonça admitiu que essa possibilidade já se desenhava. “Ela tem uma longa história na legenda, mas entendeu que o momento era de tomar essa atitude e sair do partido. Mas tranquilo, segue com a gente na oposição”, afirmou.

Humberto ou Marília

O deputado federal Doriel Barros tem dito que o PT pretende indicar o nome da deputada federal Marília Arraes ou do senador Humberto Costa para compor com a Frente Popular, na chapa majoritária. “Nós temos dois nomes sendo ventilados para a majoritária aqui em Pernambuco. Tanto a deputada federal Marília Arraes quanto o senador Humberto Costa. O PT ainda não tem posição sobre qual nome vai oferecer à Frente Popular em Pernambuco e estamos abertos para fazer esse diálogo”, afirmou.

Desburocratização

A partir de uma reunião entre o deputado estadual Waldemar Borges e representantes da Neoenergia, da Apac e do CPRH, foi dado mais um passo no sentido da desburocratização no processo de levar energia para os poços perfurados no estado de Pernambuco. Hoje, para se perfurar um poço, sobretudo no Sertão, é complicado em virtude da ligação à rede elétrica. O deputado informa que chegou a proposta de que seja elaborado um Termo de Cooperação para que determinadas exigências sejam superadas e os caminhos da burocracia sejam simplificados.

Aumento

Em Bodocó, Sertão do Araripe, o prefeito Otávio Pedrosa (PSB) enviou para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei que propõe o aumento de impostos, taxas e tributos municipais. O projeto foi aprovado com 8 votos a favor e 5 contra. A oposição lamentou o que chamou de ”falta de sensibilidade do gestor em propor aumento em momento tão delicado”.

Coluna da Folha: Mendoncinha aposta em Miguel, mas admite mais de uma candidatura pela oposição

  1. Ricardo disse:

    O fumo vai ser grande

  2. Marcos disse:

    O sorriso facie do Nobre e uma nota de 3 reais tem o mesmo valor.

  3. ‘Eu vou ser muito sincero eleitores petrolinense, nenhum candidato de direita ganhar eleição em Pernambuco. Pode ser que único candidato conservadora da oposição chegue num, segundo turno seja Anderson/ Raquel porquê são ‘os prefeitos do maior Cabo eleitoral do estado AINDA pode fazer de frente com grupo do Paulo Câmara. Miguel Coelho vai ter uma boa votação em alguns lugares do sertão agora já num agreste é regiões metropolitanas ele não consiga arrancar tantos votos mais veremos daqui pra-frente si ele vai crescer nas pesquisas.

  4. Maguim disse:

    Dizem que iludido e pior do que doido…

    Aguardemos o pleito!kkkkk

  5. Maguim disse:

    Dizem que iludido e pior do que doido…
    Pensa que o estado e formado somente por Petrolina…

    Aguardemos o pleito!kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *