Coluna da Folha: Fruticultores alertam para colapso iminente e cobram força política

por Carlos Britto // 07 de junho de 2022 às 07:14

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Os políticos do Sertão começam a se mobilizar. É que o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) divulgou um comunicado, no qual pede a união de esforços para evitar um colapso no setor de fruticultura do Vale do São Francisco.

Com prejuízos de R$ 80 milhões em função das chuvas que caíram na região, entre dezembro do ano passado e abril deste ano, o aumento dos preços dos insumos agrícolas, do frete marítimo e da folha de pagamento dos trabalhadores rurais, a categoria alerta para a gravidade da situação sem paralelo nos últimos 15 anos.

Considerada a maior fonte de renda da região, a produção de frutas vem enfrentando sérios problemas, ainda, com a constante falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento do fornecimento em grande parte das propriedades agrícolas, que somam mais de 2 mil fruticultores somente em Petrolina.

De acordo com o presidente do SPR, Jailson Lira, como se não bastassem os prejuízos com as chuvas, os produtores tiveram ainda que fazer altos investimentos na cobertura dos pomares e ampliação dos tratos culturais e drenagem das áreas afetadas, além de um aumento de mais de 60% nos preços do frete marítimo, comparado aos valores praticados em 2020.

O exportador pagava 4,5 mil dólares para embarcar um container, passou a pagar 5,8 mil dólares pelo mesmo serviço e a previsão é de chegar a 9,7 mil dólares durante a safra de exportação no segundo semestre.

Nas despesas com a mão de obra, teve aumento no pagamento da folha dos trabalhadores rurais, com a reposição da inflação em 10,16% sobre o piso salarial da categoria, elevou os salários para o valor de R$ 1.264,00, além do reajuste nos valores fixos dos tratoristas e irrigantes. A bronca é grande.

Geladeiras

O deputado federal André Ferreira (PL) encaminhou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um requerimento solicitando, com base no Programa Nacional de Eficiência Energética, que sejam distribuídas geladeiras às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas que caíram em Pernambuco. Pela lei o programa determina que as concessionárias de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo da receita líquida em programas de eficiência energética para a aquisição e distribuição de eletrodomésticos.

Tudo dominado

Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, o grupo da prefeita Josimara Cavalcanti e sua vice Corrinha de Geomarco recebeu um apoio de peso neste final de semana. Trata-se da vereadora Corrinha da Saúde (MDB), que já soma dois mandatos na Câmara de Vereadores. Agora restam apenas dois vereadores na oposição.

Mais força para os aliados

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), reuniram os aliados para pedir força total e máximo esforço na campanha de Daniel Coelho (Cidadania) a federal e Carlos Braga (PSDB) a estadual. Para Raquel, a boa votação dos dois aliados de primeira hora é questão de honra.

Time maior

Um dos aliados do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o ex-vereador Ailton Guimarães mudou de lado e agora seguirá com o atual prefeito Simão Durando Filho (UB). De quebra, Ailton vai trabalhar pela reeleição do deputado federal Fernando Filho (UB) e do estadual Antônio Coelho (UB), além de somar ao projeto do pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.