Coluna da Folha: Em Salgueiro população interdita rodovia querendo água e políticos pedem calma

por Carlos Britto // 21 de outubro de 2021 às 07:00

Foto: Reprodução

Inconformados com a falta de água nas torneiras, uma parte da população de Salgueiro, no Sertão Central, decidiu interditar a BR-116 na manhã desta quarta-feira (20). Segundo moradores, algumas ruas do Residencial Santo Antônio estão sem água há mais de 20 dias. Há dias o prefeito e os vereadores vêm cobrando providências e avisando que a população iria se movimentar.

Na manhã desta quarta-feira (20) os manifestantes bloquearam a passagem de veículos e pedestres com entulhos, pneus e restos de móveis. Em resposta, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) declarou que a falta d’água se dá por conta do revezamento no abastecimento, que funciona com seis dias com água e quatro dias sem. “As equipes técnicas já estão trabalhando para melhorar o abastecimento e solucionar problemas pontuais em algumas ruas”, disse por meio de nota.

A Compesa disse ainda que as temperaturas elevadas e o tempo seco contribuíram para aumentar o consumo de água no município de Salgueiro, impactando de formar mais significativa alguns bairros mais afastados.

Para tranquilizar a população, os políticos locais estiveram nas rádios pedindo calma e afirmando que estão cobrando providências imediatas.

Mas esse está longe de ser um problema apenas de Salgueiro. Em várias cidades do interior o problema se mostra igual. Mesmo nas cidades às margens do Rio São Francisco, a cantilena segue igual. É sempre pauta primeira em qualquer visita do governador ou de integrantes do governo. Será, seguramente, mote da campanha eleitoral que estar por vir.

É hoje
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho entregam em Sertânia, no Moxotó, o Ramal do Agreste, com investimentos de R$1,67 bilhão. Além disso, o Governo Federal também vai inaugurar, na Barragem de Campos, a captação definitiva do Ramal de Sertânia, estrutura da Adutora do Pajeú. Serão beneficiados 37 mil habitantes da cidade de Sertânia. O investimento federal na obra é de R$ 10 milhões.

Quase de Tabira
O juíz Isaías de Andrade Lins Neto, que foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o cargo de desembargador da Corte estadual, é quase um Tabirense. Por lá comemoram os políticos da cidade. Ele foi designado, no início da carreira, para a Comarca de Tabira, em 1992, quando acumulou as comarcas de Itapetim, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Sertânia, Carnaíba e Triunfo.

Vossas excelências
A União de Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará a partir desta quinta-feira (21), o Congresso de Vereadores e Servidores de Câmara e prefeituras de Pernambuco, que vai até o próximo dia 23. O evento será realizado em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

Unidos
O prefeito de Arcoverde, Wellington da LW, recebeu em sua residência os colegas Sávio Torres de Tuparetama, Márcia Conrado de Serra Talhada e Arquimedes Valença de Buíque. O objetivo do encontro foi melhorar o contato entre eles e crescer juntos. “Discutimos melhorias para a região, visando promover mais desenvolvimentos em conjunto, além de outras resoluções para demandas existentes nestes municípios”, disse o gestor arcoverdense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *