Coluna da Folha: Disputa pela Codevasf é guerra fratricida em busca de espaço

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2022 às 07:00

Foto: Arquivo/Blog do Carlos Britto

Objeto de acirrada disputa e vista como maior que várias prefeituras juntas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) soltou informativo garantindo que atingiu a marca de 2 milhões de metros quadrados de pavimentação em municípios pernambucanos nos últimos três anos. A companhia assegura que 41 municípios foram beneficiados com essas obras ao longo desse período.

Hoje gerida por Aurivalter Cordeiro, superintendente regional da Codevasf, ligado ao grupo do senador Fernando Bezerra (MDB), a terceira diretoria regional da Codevasf prestou um papel relevante no desenvolvimento de vários municípios em sua área de atuação.

Em 41 municípios pernambucanos o investimento em pavimentação pernambucanos ultrapassa a casa dos R$ 135 milhões. De acordo com o superintendente regional da Codevasf no estado, Aurivalter Cordeiro, mais de 30 municípios pernambucanos ainda devem ser beneficiados com essas obras. “Nós ainda temos pouco mais de R$ 55 milhões em pavimentação para executarmos em municípios da zona da mata, agreste, sertão do Pajeú, entre outras”, disse ele.

Com a eleição do presidente Lula o cargo de Superintendente da Codevasf começou a ser disputado com força por vários atores políticos ligados ao novo governo federal. Tem gente que adoraria virar presidente, mas já enxerga com bons olhos uma diretoria regional. Mas vale dizer que, para a Codevasf realizar obras, precisam por dinheiro em seu orçamento.

Resta saber se essa nomeação vai contemplar um cargo técnico ou abrigar alguém que perdeu a eleição e ficou ao sol. A disputa é na base do salve-se quem puder.

Homenagem

O deputado federal diplomado, Pedro Campos (PSB) foi o responsável para representar a família na inauguração da segunda etapa do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú. “É um momento de grande emoção ver esse novo ciclo que se inicia aqui. A construção desse hospital começou há muitos anos, quando Eduardo Campos ousou dizer que o estado iria ter três novos grandes hospitais metropolitanos. Muita gente não acreditou, mas ele cumpriu o compromisso. Isso só aumenta a nossa responsabilidade para continuar lutando e trabalhando pelas pessoas”, ressaltou sua mãe, Renata Campos e o irmão, José Campos, também prestigiaram o evento.

A continuidade

Agora deputado diplomado, o advogado Waldemar Oliveira (Avante) pretende dar continuidade a uma história que vem desde o pai, Oliveira Neto em 1962, primeiro deputado da família, com dois mandatos. Depois veio o primo, Inocêncio Oliveira, com dez mandatos, seguido por seu irmão, Sebastião Oliveira, com cinco mandatos. Ele já disse que vai trabalhar no que puder para ajudar Pernambuco e, principalmente, sua região, mas sem tirar o olho de prestigiar o irmão, Sebá, que considera “uma liderança consolidada”.

Categoria representada

No momento que se discute o piso nacional da enfermagem, Pernambuco elegeu um deputado estadual que representa a categoria. Gilmar Júnior (PV) foi eleito obtendo 68.359 votos e se coloca à disposição sos profissionais de enfermagem para ser um representante da categoria no Legislativo Estadual de Pernambuco. Ele foi o 8º mais votado em na disputa. A categoria conta com mais de 130 mil trabalhadores em Pernambuco.

Coluna da Folha: Disputa pela Codevasf é guerra fratricida em busca de espaço

  1. Defensor da liberdade disse:

    A coelhada que apoiou Bolsonaro agora vai de Lula por causa da codevasf?

  2. Bosco disse:

    EU CONHEÇO FERNANDÂO DESDE DO PRIMEIRO MANDATO DELE COMO DEPUTADO EM 1982 . TDS ELES FREQUENTAVA A CASA DO MEU PAI . O LADO DELES É AQUELES QUE ESTÁ NO PODER. QD ERA COLLOR ELES ESTAVA LA. QD FOI ITAMAR ELES ESTAVAM LA. FERNANDO HENRIQUE ELES ESTAVAM LA. QD FOI LULA E DILMA ROUSSEFF ESTAVAM LA. NO GOVERNO TEMER E DO BOZO ELES ESTAVAM LA. E AGORA NÃO VAI SER DIFERENTE. OLHA LA SE FERNANDÂO NÃO VAI GANHAR UM MINISTÉRIO H

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários