Coluna da Folha: Daniel Coelho volta a defender múltiplas candidaturas na oposição

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2021 às 07:28

Os bastidores da campanha para as próximas eleições começam, dia após dia, a efervescer em Pernambuco. As conversas, as articulações e a política esquentam com novas adesões e cenários que vivem em mutação.

Personagem importante nessa equação e um possível vice no radar dos pré-candidatos, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) continua defendendo que a oposição vá para a disputa com múltiplas candidaturas. Em recente entrevista ele voltou a defender a tese, lembrando-se da tática da Frente Popular.

O PT e PSB sempre fazem o jogo de se juntarem na eleição estadual. Vejam que eles já estão juntos mais uma vez. Só se se separam na eleição do Recife para estimular um segundo turno entre eles. Já a oposição permanece no erro, fazendo exatamente o contrário”, afirmou.

Daniel acredita que se o ministro Gilson Machado estiver na disputa, a oposição já tem duas candidaturas. “Se tivéssemos três, teremos um segundo turno consolidado”, garantiu Daniel.

Voltou, mas nem tanto

O vereador de Petrolina, Junior Gás (Avante), causou alvoroço ao aparecer na sessão plenária desta terça-feira (14). Segundo ele, o TRE-PE concedeu liminar que determina seu retorno imediato ao cargo. A notícia foi festejada por grande parte dos colegas, que interromperam a sessão para comemorar. No entanto, o presidente da Casa, Aero Cruz (MDB), declarou que a Câmara não foi notificada oficialmente pela Justiça. Portanto, não poderia permitir que Junior retornasse imediatamente às funções. O vereador tinha sido afastado acusado de utilizar candidaturas ‘laranjas’.

Tarifa social

O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) comemora a decisão que torna automática a inclusão das famílias carentes no programa de Tarifa Social da conta de energia. A medida reduz em até 65% as contas de luz e beneficia mais de 12 milhões de famílias em todo o País. A proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em abril do ano passado e, no Senado, em junho. O deputado também ficou feliz com a rapidez para o projeto entrar em vigor.

Arena pronta

O prefeito de Tracunhaém (PE), Irmão Aluísio (PL), entregou finalmente a obra da arena, que beneficiará os mais diferentes públicos esportivos de várias idades. Os deputados André de Paula (PSD) e Henrique Filho (PR) foram lá prestigiar.

Bronca no sindicato

Se política partidária já é tensa, o que dizer de política sindical? A 3ª Vara do Trabalho de Petrolina deferiu pedido para suspender a assembleia geral convocada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), Leninha Lima. O evento, que estava marcado para esta terça-feira (14), convocava em primeira chamada 20% dos associados ativos do sindicato, que corresponde a 1.790 presentes, e 10% em segunda convocação, equivalendo a 895 pessoas. No entanto, a justiça entendeu que o número de convocados fere o Decreto Estadual nº 51.261/2021, que dispõe sobre o retorno gradual das atividades sociais e econômicas, violando o limite de 500 pessoas em eventos corporativos, ou 80 % da capacidade do local – o que for menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *