Coluna da Folha: Comprar vacinas por Estado e municípios pernambucanos fica mais difícil

por Carlos Britto // 15 de março de 2021 às 07:00

Foto: arquivo/divulgação

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ex-prefeito de Afogados José Patriota (foto), conversou com os prefeitos pernambucanos sobre a possível compra de vacinas por Estados e municípios, caso a União não cumpra o Plano Nacional de Vacinação.

Ele informou que “a possibilidade de compra diretamente por Estados e municípios ficou inviável após as sanções das Leis 14.124 e 14.125, além da resolução RDC n° 476 da Anvisa, que obriga prefeitos e secretários de Saúde a assinarem uma declaração que comprove o não cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde”.

Em outras palavras, o presidente disse que ninguém iria se indispor com o governo federal.

Na reunião, que aconteceu na última sexta feira (12), vários outros assuntos foram tratados, mas ficou claro que o assunto de maior interesse é mesmo como os gestores poderão enfrentar a Covid-19 que avança com força.

Rachadinhas

Uma investigação, ainda sem alarde, corre pelo Brasil e deixam apreensivos alguns atores também em Pernambuco. No Brasil inteiro 43 deputados e ex-deputados são investigados por suspeita de “rachadinhas”. Ao todo, as fraudes teriam causado um prejuízo de R$ 474 milhões aos cofres públicos. Se a investigação avançar por prefeituras e câmaras de vereadores pernambucanas, poderemos ter surpresas inesperadas. Ou não.

O marketing e a dor

A Covid-19 avança, trazendo dor e medo pelas cidades do Sertão, enquanto prefeitos ou se preocupam, ou usam como marketing. Petrolina lidera a lista de óbitos, com 225. Só no boletim divulgado na última sexta-feira (12), foram seis mortes. O segundo município com mais óbitos é Salgueiro com 76. Araripina vem logo depois com 66 e Ouricuri com 46. O Sertão já registrou 41.244 casos de Covid-19.

Túlio quer saber

O deputado federal Túlio Gadelha (PDT) solicitou ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informações sobre o projeto de construção de uma Central Nuclear, com seis reatores, no município de Itacaruba, Sertão pernambucano. Esse estudo é mantido em sigilo pelo governo federal. Não é a primeira vez que o parlamentar levanta essa bola. No final de 2019 ele pediu realização de uma reunião pública que, por conta da pandemia, não aconteceu.

O ‘homi’ vai pagar

Branco de Geraldo (PDT), prefeito de Jurema, assinou um decreto que estipula as razões e os critérios adotados pela atual gestão para honrar com os salários atrasados do mês de dezembro de 2020, deixados pela gestão anterior. A briga era grande, com possibilidade de paralisação dos servidores. O pagamento vai ser feito de forma escalonada.

Fecha nada

Em São José do Belmonte, tem gente chiando, dizendo que mesmo depois de o governador Paulo Câmara decretar o fechamento dos comércios em todos os municípios pernambucanos após as 20 horas, o prefeito Romonilson Mariano (PSB) avisou que no município administrado por ele não fechará nada. São José do Belmonte até agora registrou 1.379 casos confirmados e 30 óbitos provocados pela doença.

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.