Coluna da Folha: Carlos Veras descarta Codevasf como instrumento político, mas admite estratégia eleitoral para Petrolina

por Carlos Britto // 08 de setembro de 2023 às 07:00

Foto: arquivo/divulgação

Noiva cobiçada, agora no controle e vislumbrando uma nova realidade para a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, o deputado federal Carlos Veras assegurou que as emendas parlamentares, sejam elas da cor partidária que forem, serão destravadas – e com agilidade – para beneficiar a população. O recado, para bons entendedores, é bem claro: a Companhia não será ‘braço’ de nenhum grupo político.

Mas ele admitiu também que essa ocupação de espaços do Partidos dos Trabalhadores (PT), do qual Veras é uma das lideranças de peso em Pernambuco, no Governo Lula, também tem seu cunho político-eleitoral. Em Petrolina, por exemplo, onde fica a 3ª SR, é muito provável que a legenda tenha seu próprio candidato a prefeito em 2024.

Nesse contexto, um bom trabalho a ser executado pelo atual gestor da Regional, Edilázio Wanderley – apadrinhado político de outra forte liderança petista, o senador Humberto Costa – será crucial para um projeto exitoso nas eleições municipais do ano que vem.

Não tenha dúvida que a ocupação dos espaços, não só aqui na Codevasf, como na Fundaj; na Sudene; no BNB; no Ministério das Relações Política, no Incra; no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Temos grandes quadros e vamos discutir com os aliados. Nós ainda vamos enfrentar em 2024 a política do ódio, da intolerância, do fascismo. Nós vamos conversar com a população, mostrando a diferença de ter o governo do presidente Lula, e que se ela tiver um gestor do PT ou de um partido aliado no município, vai mudar também muito mais a vida dela”, ponderou.

Selo de Acessibilidade

O deputado estadual João Paulo Costa (PCdoB) apresentou um Projeto de Lei que cria o Selo de Acessibilidade para municípios pernambucanos que realizam políticas públicas voltadas para incluir pessoas com deficiência na sociedade. O parlamentar justificou que o PL vai garantir benefícios e incentivos fiscais através do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) ao município. “Nosso objetivo principal é incentivar que mais municípios adotem medidas para garantir às pessoas com necessidade especial ou mobilidade reduzida transitar em áreas públicas e privadas com uma melhor mobilidade”, falou.

Parabenizou

Em discurso na Alepe, a deputada Socorro Pimentel (União) parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo anúncio de obras no Sertão do Araripe. Ela destacou a visita da mandatária à região, no último final de semana, dentro do programa ‘Ouvir Para Mudar’, processo participativo lançado pelo Governo do Estado para construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Na ocasião, foi anunciada a pavimentação da PE-630, no trecho que liga o município de Trindade ao distrito de Barra de São Pedro, de Ouricuri, e a implantação da Maternidade do Araripe, também em Ouricuri.

Cobrou

Ainda na Alepe, a liberação de recursos orçamentários destinados ao Investe Escola Pernambuco foi cobrada pelo deputado Renato Antunes (PL). O programa estadual disponibiliza verbas diretamente às unidades executoras da comunidade escolar, para que sejam aplicados em projetos pedagógicos, atividades educacionais, manutenção da infraestrutura escolar, aquisição de materiais e outras despesas relacionadas à melhoria da educação. “A iniciativa foi um meio encontrado de descentralizar recursos e dar ao gestor na ponta, que conhece a necessidade local, condições de fazer os investimentos. Mas há pressa, pois temos escolas com dificuldades de manutenção predial”, apontou Antunes. “É preciso que a burocracia seja destravada e os recursos repassados para as 1.055 escolas de forma escalonada”, cobrou.

Coluna da Folha: Carlos Veras descarta Codevasf como instrumento político, mas admite estratégia eleitoral para Petrolina

  1. Pé no Saco disse:

    Só conversa mole,pensa que tá enganando a quem, isto sempre foi dominado por políticos e sempre será .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…