Coluna da Folha: As pesquisas e os interesses de cada um

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2022 às 07:02

Foto: Exame/divulgação

O velho e bom debate eleitoral continua sendo uma das táticas mais usadas para quem espera alavancar o seu nome na corrida eleitoral. Em Pernambuco, com vantagem nas pesquisas de intenção de voto, a candidata Marília Arraes (SD) vai se esquivando desse encontro.

Ela sabe que é alvo a ser batido e vai servir de mira em qualquer estúdio em que entrar para debater. E por todos os seus oponentes. Marília está desafiada por Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), que a acusam de fugir do debate. Ao menos Raquel e Miguel, quando candidatos em suas respectivas cidades (Caruaru e Petrolina) também optaram por não debater quando os números lhes eram favoráveis.

Somos as duas únicas mulheres candidatas ao governo. Podemos fazer história debatendo propostas pra transformar pra melhor a vida dos pernambucanos. Fiquei surpresa com sua ausência no debate de Caruaru. Creio, que assim como eu, muitos eleitores esperavam que você estivesse lá pra debater os problemas do nosso estado, levando a mensagem de que Pernambuco tem jeito, que Pernambuco vai mudar. E vai mudar pelas mãos de uma mulher”.

Essa foi a última provocação de Raquel a Marília. Até aqui, a provocação não rendeu resposta.

O debate é sempre mais favorável ao franco-atirador e, quem está na frente, não vai de boa vontade para um campo minado desta natureza. O certo é que só o humor eleitoral demonstrado nas próximas pesquisas poderá fazer esse quadro mudar. Mas não agora.

Na batalha

A candidata a deputada estadual Cristina Costa (PT) esteve ontem (30) na cidade de Pesqueira, no Agreste, onde recebeu apoio de lideranças comunitárias e da associação dos produtores rurais. O dia terminou em Arcoverde (Sertão do Moxotó), onde Cristina reencontrou a líder comunitária do bairro João de Deus, em Petrolina, Patrícia Souza, que tem base eleitoral em Arcoverde, onde nasceu, e está multiplicando apoio ao nome de Cristina à Assembleia Legislativa (Alepe).

Afastamento

Caiu como uma bomba em Salgueiro, Sertão Central, a notícia de que o Ministério Público de Pernambuco recomendou à Câmara Municipal o afastamento imediato do vice-prefeito do município, Edilton Alves de Carvalho Nunes, que ocupa o cargo de prefeito em exercício. O promotor de Justiça no caso, Jairo Jose de Alencar Santos, diz em seu despacho que Edilton comete crime de responsabilidade por descumprimento da Lei Orgânica Municipal que proíbe quem exerce cargo público de ocupar função de administração em qualquer empresa privada. O vice-prefeito estaria ocupando o cargo de administrador em duas empresas distintas.

Hackeado

O prefeito de Petrolina, Simão Durando Filho, compartilhou em suas redes sociais um alerta sobre um golpe que estão tentando aplicar usando o seu nome, em um número do WhatsApp. Por meio de mensagens, os criminosos estão solicitando a participação das pessoas em campanhas de saúde e depósitos em dinheiro. De acordo com Simão, as medidas cabíveis estão sendo tomadas e as autoridades competentes estão sendo informadas. O gestor ainda destacou que o alerta vale para todos os cidadãos que forem surpreendidos com pedido dessa natureza.

Coluna da Folha: As pesquisas e os interesses de cada um

  1. Defensor da liberdade disse:

    Miguel não pode acusar ninguém de fugir de debates, por que ele nunca apareceu em nenhum em Petrolina. Hipócrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.