Coluna da Folha: Arcoverde, a capital do desentendimento político

por Carlos Britto // 14 de abril de 2022 às 07:00

Foto: Nill Júnior/reprodução arquivo

Arcoverde, no Sertão do Moxotó, tem se mostrado a capital do desentendimento político do Interior pernambucano. Envolvidos em diversas polêmicas, inclusive com um rompimento no ano passado após o vice entregar o cargo de secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, o prefeito Welington Maciel e o vice, Israel Rubis (PP), estão em novo confronto: não estarão no mesmo palanque para governador.

Welington, que é do PSB, obviamente apoiará Danilo Cabral, do mesmo partido. Reforçou o apoio na última segunda-feira (11) em encontro com o pré-candidato no Recife, após outros gestores também fazerem o mesmo.

Já o vice Israel, que é pré-candidato a deputado federal, vai contra o prefeito e também ao PP, presidido pelo deputado Eduardo da Fonte em Pernambuco, aliado do governador e que também vai com Danilo Cabral.

O ‘Delegado Israel’, como é mais conhecido, já mandou a real afirmando, em um programa de rádio local, que uma coisa é certa: não sobe no mesmo palanque que o prefeito de Arcoverde.

O delegado aproveitou a deixa para relembrar que se sente traído por Wellington. “Ele me tolheu enquanto eu apresentei minha candidatura para ser vice em 2020. Agora, como vice-prefeito, tenho que alugar um gabinete privado, porque nem espaço tenho na prefeitura”, disse.

Rubis afirmou que já conversou com os pré-candidatos da oposição Miguel Coelho (UB), Marília Arraes (SD), Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB). Mas fechou questão afirmando que votará em Lula para presidente.

 Liberdade

O vereador de Petrolina, Gaturiano Cigano (UB), preso desde o último dia 23 de fevereiro pela Operação Errantes, foi liberado ontem (13) da prisão. Em nota, a defesa do edil informou que após concluídas as investigações e a ausência de provas da participação de Gaturiano nas fraudes da Previdência Social, o juiz decidiu revogar a decisão e que ele continua à disposição da Justiça. Gaturiano irá retomar o seu lugar na Câmara na sessão da próxima terça-feira (19).

Se fosse João…

O prefeito de Timbaúba declarou apoio à pré-candidata Marília Arraes (SD). Mas a coisa seria outra se quem estivesse à frente da pré-candidatura do PSB fosse o prefeito de Recife, João Campos. Aí Marinaldo Rosendo (PP) apoiaria o primogênito de Eduardo Campos, justificando que seria por gratidão a tudo que Eduardo fez por ele.

De olho na Câmara Federal

Irmã Lene, liderança que ocupa a suplência na Câmara de Vereadores de Paulista, na Região Metropolitana, trocou o Cidadania pelo Avante, na expectativa de ocupar uma vaga na Câmara Federal. Quem abonou a ficha foi Sebastião Oliveira, presidente do partido.

Foi um acordo?

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, irmão do deputado Gustavo Gouveia, recém filiado ao Solidariedade, será o coordenador geral da campanha de Marília Arraes junto com Victor Gouveia, que já exerce a função de coordenador político do mandato de Marília na Câmara dos Deputados. Victor seria candidato a estadual, mas o irmão de Gustavo também se filiou ao Solidariedade para disputar a cadeira na Alepe. A desistência pode ter sido acordada.

Em Ibirajuba

O vice-prefeito de Ibirajuba, Adálio Alves, irá reforçar o time de apoio à pré-candidata Raquel Lyra. A tucana arregimentou também o ex-prefeito do município do Agreste Central, Celso Onofre de Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários