Coluna da Folha: Anderson entra na discussão da Transnordestina com olho em projeção estadual

por Carlos Britto // 11 de agosto de 2021 às 07:03

Foto: reprodução

Prefeito do Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira (PL) entrou na discussão sobre a construção do ramal da Ferrovia Transnordestina, tema bastante debatido nos últimos dias. O tema veio a calhar para que ele entrasse, muito menos por ser prefeito de um dos principais municípios do Território Estratégico de Suape e mais porque já estava na hora dele aparecer em uma pauta fora da esfera municipal.

Anderson defende que o debate passe pela viabilidade econômica das cargas de retorno, a exemplo dos combustíveis que são levados para os municípios do interior dos estados de Pernambuco, Piauí e Ceará.

O prefeito puxou o debate para a importância de outros municípios pernambucanos ampliando seu raio de visão estratégica.

Temos que pensar muito no desenvolvimento, não só dos municípios que têm jazidas de minérios ou produção agrícola para escoar, mas também nos benefícios que a Transnordestina trará com a geração de mais empreendimentos e empregos no Interior pernambucano. Há um grande fluxo de cargas circulando diariamente nas nossas estradas, transportadas por caminhões. É um transporte que encarece o preço final dos produtos e aumenta os gastos com manutenção das vias”, afirmou.

Recomendação para rejeitar

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) recomendou à Câmara de Vereadores de Betânia, no Sertão, a rejeição das contas de 2017 do prefeito Mário Flor (Podemos). O Tribunal elencou várias irregularidades, como extrapolar o limite legal de gastos com pessoal no 3° quadrimestre do exercício financeiro de 2017, comprometendo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as deficiências no Portal da Transparência da Prefeitura do município.

Vai sair

A Ordem de Serviço para a obra da PE-499, que liga Cabrobó a Terra Nova, será assinada na próxima sexta-feira (13), já com as máquinas na pista. A notícia foi dada ao deputado federal Sebastião Oliveira pelo próprio governador Paulo Câmara (PSB), na tarde desta terça-feira (10), através de ligação telefônica.

Mais leitos

O prefeito de Salgueiro, Dr.Marcones Libório (PSB), inaugurou ontem 10 leitos assistenciais de sala vermelha com hemodiálise no Hospital Regional Inácio de Sá. O incremento possibilita a ampliação da capacidade dos atendimentos na emergência geral da unidade, que é referência para os municípios da VII Gerência Regional de Saúde (Geres). Os novos leitos são direcionados para a reabilitação clínica de pacientes agudizados e crônicos graves com equipes atuando 24 horas por dia.

Luta pelo CAUC

A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), acaba de divulgar relatório de prestação de contas das ações realizadas ao longo dos primeiros seis meses de gestão. Ela assegura que ouve avanços consideráveis na liquidação dos débitos gerais, e agora trabalha para recuperar a reputação do município junto ao CAUC (uma espécie de Serasa municipal), para poder receber recursos federais.

Com ressalvas

O prefeito de Iguaracy (PE), Zeinha Torres (PSB), comemora. A Primeira Câmara da Corte de contas emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores pela aprovação com ressalvas das contas de 2019 do gestor. A oposição apostava em resultado diferente.

Na Capital

Vereadores de 12 cidades pernambucanas se encontraram na última segunda-feira na Câmara Municipal de Igarassu, para discutir o papel do legislativo municipal. A turma prepara-se para participar da 20ª marcha municipal em Brasília, entre os dias 24 e 27 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *