Coluna da Folha: A usina nuclear e mais um debate na vida de Itacuruba e dos sertanejos

por Carlos Britto // 26 de outubro de 2021 às 07:00

Foto: Espaço Ciência/reprodução

Um debate que movimenta o Interior de Pernambuco, com diversos atores e uma usina nuclear, com o uso das águas do Rio São Francisco, na pequena Itacuruba (PE), Sertão de Itaparica, acaba de ganhar novos capítulos com uma decisão que abalou políticos, ambientalistas e movimentos sociais.

Uma ação foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), proposta contra o artigo 216 da Constituição de Pernambuco, que proíbe a instalação de usinas nucleares no território do Estado, enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes foi votada como inconstitucional pela relatora, ministra Rosa Weber.

A magistrada entendeu que “não cabe aos estados a edição de leis que disponham sobre atividades nucleares de qualquer natureza, transporte e utilização de materiais radioativos e localização de usinas nucleares”.

O PTB já tinha se manifestado em uma ação pela qual a legenda chamou a atenção para o grave momento hídrico que pode obrigar a nação a discutir alternativas energéticas para possibilitar o desenvolvimento do país, e afirma que tal fato justifica a declaração de inconstitucionalidade do artigo 216 da Constituição de Pernambuco.

Viabilizando-se

O secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, Tiago Pontes, que é pré-candidato a deputado estadual, está correndo trecho para viabilizar o seu projeto. Ele visitou municípios do Agreste Meridional e seguiu com agenda do Ministério do Desenvolvimento Regional (MRD), entregando habitações na região e participando de entrevistas com a imprensa local. O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, já declarou seu apoio a ele.

Campus Party

O secretário de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos movimenta-se sem perder tempo para a realização do Campus Party Petrolina. Ele considera o evento um dos maiores na área de criatividade e cultura digital do mundo.  O lançamento oficial será durante a abertura da feira de empreendedorismo digital jovem, dia 28 de outubro. Já no dia seguinte, 29, a partir das 10h, a programação vai promover um painel inteiramente dedicado às atividades da Caravana da Inovação. Pela primeira vez na história, a Campus Party acontece em Petrolina, no Interior do Estado, com conhecimentos em inovação, tecnologia e criatividade do Sertão para todo o Estado.

Com os Sem Terra

O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) está na estrada com a pauta para o Encontro Estadual do Movimento pela Libertação dos Sem Terra, com trabalhadores rurais de diversas regiões de Pernambuco. O deputado comemora ainda o acordo de cooperação técnica junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para integrar as famílias aos projetos de assentamentos instalados nos municípios e aplicações de créditos, entre outras ações e convênios.

Pedindo

Em Garanhuns, no Agreste, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) recebeu o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, deputado licenciado Claudiano Filho. Ambos acertaram a liberação dos termos de posse de mais de 2 mil ruralistas na cidade. O prefeito solicitou ainda que sejam implantados cursos de capacitação rural aos homens e mulheres do campo e melhorias nas feiras livres realizadas em Garanhuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *