Coluna da Folha: A dura estiagem e as providências temporárias

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2021 às 07:00

Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O fantasma secular da seca continua assombrando diversas cidades pelo Interior de Pernambuco. Uma característica triste e sem fim. Por conta da estiagem severa, o Governo de Pernambuco decretou situação anormal, caracterizada como situação de emergência, em 55 cidades do Sertão do Estado. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) foi publicado no Diário Oficial do Estado e tem validade de 180 dias.

Entre as justificativas citadas pelo governo para a inserção das cidades no decreto estão a previsão de redução das chuvas e queda das reservas hídricas de superfície, os impactos na agropecuária e a situação socioeconômica desfavorável da região.

Os municípios poderão ser atendidos por órgãos estaduais competentes para atuação específica no combate à situação de emergência, como a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

O pior é que entra ano e sai ano e as soluções definitivas continuam somente nos palanques eleitorais. Todos prometem soluções emergenciais, mas parece que resolver mesmo, de uma vez por todas, pode atrapalhar interesses eleitoreiros. É a indústria da seca mostrando sua face mais dura e infinita.

“Foi brincadeira”

Após a polêmica declaração do vereador China Menezes (PSD), de Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, repercutir em todo o Estado, o parlamentar decidiu voltar atrás e se disse “arrependido” de suas palavras. Ele tinha dito que votaria no ex-prefeito Luciano Duque (PT) para deputado estadual, mesmo se “levasse uma pisa dele todos os dias”. Em entrevista, o vereador declarou que “foi uma brincadeira”. “Fui brincar, mas as pessoas não entenderam. Foi um erro que não quero mais cometer. Peço desculpas”, declarou, afirmando que pretende colocar uma pedra no assunto.

Ouvindo

Em Santa Cruz do Capibaribe (PE), a prefeitura promoveu a terceira audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) dos próximos anos. Os encontros objetivaram ouvir as sugestões e demandas da população, que serão inseridas no orçamento do próximo exercício. A prefeitura diz que o material colhido é substancial.

Na foto

A cidade de Orocó (PE), no Sertão do São Francisco, celebrou um dia diferente no Dia da Independência do Brasil. Por lá também foi dia de saudar o herói paraolímpico no Futebol de 5, Raimundo Nonato, pentacampeão com a seleção brasileira em Tóquio. Raimundo Nonato exibiu orgulhoso sua medalha de ouro e foi ovacionado pelos conterrâneos na sua chegada. O prefeito George Gueber (PT) parabenizou o atleta pelo feito histórico e aproveitou para sair na foto

Reclamou e levou multa

O prefeito de Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco, não está gostando nada da Operação Lei Seca no Centro da cidade. Isaías Honorato, o Carrapicho (Republicanos), disse que a operação vem prejudicando quem trabalha e também os turistas. Chateado, Carrapicho – que recebeu vários telefonemas – foi falar com os guardas, tirou o cinto, mas levou uma multa. “Nós também defendemos a vida. O problema é que a fiscalização está no lugar errado”, disse o multado prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários