Coluna da Folha: A Câmara de Vereadores e o pedido do Ministério Público Eleitoral

0
Foto: divulgação

A Câmara de Vereadores de Araripina foi abalada por uma notícia inesperada. É que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação da chapa do MDB, que venceu as eleições de 2020, pelo suposto descumprimento do partido em relação à regra legal da cota de gênero citado em lei.

A consequência seria a mudança da composição eleitoral na Casa Joaquim Pereira Lima, com a cassação de todos os registros de candidatura e diplomas dos candidatos eleitos, além de suplentes e não eleitos.

Essa ação já tramitava há algum tempo e o resultado muda tudo, já que todos os votos da legenda seriam anulados. “Pode ter até recontagem total dos votos e recálculo do coeficiente eleitoral do Poder Legislativo de nossa cidade”, informou um assessor da câmara.

Os vereadores que podem perder o mandato, caso a justiça acolha o parecer do Ministério Público, são: João Doutor, Evandro e Camila Modesto, Maria Francisca, Naicon e Leonardo Batista.

Primeiro, nós

Nepotismo cruzado é uma prática antiga e ainda usual que une as cidades de Tamandaré e Sirinhaém. O prefeito de Tamandaré, Isaías Honorato, o Carrapicho (Republicanos), teria nomeado como chefe de gabinete Márcio Máximo Evangelista do Santos. Por essas coincidências da vida, ele é esposo de Camila Machado (PP), prefeita de Sirinhaém. A nomeação ocorreu no dia 7 de junho, com data retroativa para o dia 1 de junho, para a grana não sair quebrada.

Deu para os bisturis

O município de Palmares completou 142 anos de emancipação política e recebeu a convidada que ajudou. A deputada Simone Santana (PSB) visitou o Hospital Vale do Una e conferiu os equipamentos adquiridos através de sua emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil. Esse valor serviu para comprar dois bisturis eletrônicos para o hospital.

Números

A Prefeitura de Caruaru segue colecionando bons números em relação à economia. De acordo com dados do IBGE de 2018, a cidade ocupa a terceira posição com maior Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste, no comparativo apenas com os municípios do Interior.

Na cota

Em Petrolina foi aprovado na Câmara Municipal requerimento que solicita a inclusão dos trabalhadores assalariados rurais e da agricultura familiar de Petrolina no plano prioritário de vacinação da Covid-19. “O trabalhador rural é o propulsor da economia local e não parou de trabalhar durante a pandemia, disse o vereador Marquinhos do N-4, autor do requerimento.

Fogueiras, sim

Em São José do Egito, o promotor de Justiça, Lúcio Luiz de Almeida Neto, que se apresenta como defensor da ciência, defendeu que as fogueiras durante o período junino sigam o mesmo modelo do ano passado, quando puderam ser acesas na zona rural dos municípios pernambucanos. De acordo com o promotor, uma reunião entre o MPPE e o prefeito do município acontecerá para fechar os detalhes.

Identidade de gêneros

Foi sancionado o projeto de lei, de autoria das deputadas Juntas (PSOL), que obriga as unidades de saúde, públicas e privadas no Estado a dispor de fichas cadastrais para indicação da identidade de gênero e orientação sexual de cada paciente. O preenchimento dessas informações seria facultativo, devendo respeitar o critério de autodeclaração de cada pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dois × um =