Coluna da Folha: A busca pelas visitas e a determinação judicial

por Carlos Britto // 16 de junho de 2021 às 07:18

Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. (Foto: Blog do Carlos Britto)

As famílias de pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, em Petrolina, procuraram alguns políticos da região para pedir providências, a fim de que possam visitar os seus familiares. Isso porque as visitas estavam proibidas pelo Governo de Pernambuco, até que as vacinas contra a Covid-19 chegassem aos presidiários e funcionários da unidade prisional.

Além de Petrolina, outros municípios do Sertão também passavam pelo mesmo impasse. No entanto, antes que os líderes políticos das cidades sertanejas se unissem para interceder pela causa, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco se antecipou, e já determinou que as cadeias públicas liberem visitas a partir desta quarta-feira (16).

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aerolande Cruz (DEM), afirmou que já estava nos últimos ajustes para iniciar o pleito, mas acabou não sendo mais necessário. “A gente já estava acionando o Ministério Público e pedindo providências das autoridades. Não vou nem entrar no mérito da vacina, mas no respeito às pessoas e aos direitos de visitação e cuidados com os seus familiares”, destacou.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, já conhecia a reivindicação, e mesmo com a liberação das visitas, ainda fez um apelo. “Quero pedir que mantenham as necessárias medidas de contenção do novo coronavírus, estamos reabrindo confiando, não somente nos que estão presos, mas também nas suas famílias”, disse ele.

Tudo em dia

Em Bezerros a prefeita Lucielle Laurentino (DEM) tem alardeado que pagou 100% dos salários de dezembro de 2020 e quitou, em seis meses, uma dívida de mais de R$ 5 milhões com a folha salarial dos servidores, inativos e pensionistas. Uma herança da gestão passada.

Recuperação sonhada

Em Terra Nova,  o que mais se comemora é a obra de recuperação estrutural da Barragem Nilo Coelho, no Sertão do São Francisco. O trabalho é fruto de um convênio firmado entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal, com investimento estimado em R$ 3,6 milhões. O reservatório, construído na década de 1970, tem capacidade de acumular até 22.710.913 de metros cúbicos de água. A previsão é que as obras sejam executadas em um prazo de sete meses.

A recomendação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às prefeituras de Maraial e Jaqueira que publiquem e atualizem regularmente, em seus sites, as informações relativas aos Planos Nacional e Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e de sua execução, especialmente, no que diz respeito à aquisição de doses, insumos, bens e outros serviços destinados à vacinação e à ordem de imunização de grupos prioritários.

Vacinando forte

Em Dormentes, a prefeita Josimara Cavalcante (PSB) comemora os números da vacinação contra a Covid-19,  e a cidade segue sendo destaque em todo o Estado. De acordo com levantamento realizado pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), Dormentes continua em primeiro lugar no ranking de vacinação entre as cidades do Vale do São Francisco, além de ser o único município do Sertão no ‘top 10’ de Pernambuco. “Já aplicamos mais de 7 mil doses, 92,3% de todas as que recebemos”, comemora.

Foi pedir

Em Arcoverde, o prefeito Wellington Maciel (MDB) foi pedir ao secretário estadual de Saúde, André Longo, mais avanços da cobertura vacinal contra a Covid-19 no município. Como a ocasião era de pedidos, ele aproveitou e solicitou mais centrais de oxigênio para o Hospital de Campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários