Coluna da Folha: A bronca na licitação e Gloria do Goitá

por Carlos Britto // 07 de setembro de 2022 às 07:00

Foto: PMGG/divulgação

O prefeito de Glória do Goitá, Zenilton Vieira Miranda (PTB), não vai passar esse Sete de Setembro tranquilo. É que a Justiça Federal acatou a denúncia do Ministério Público Federal em Pernambuco e ofereceu denúncia sobre o gestor e mais sete pessoas acusadas de envolvimento em licitações fraudulentas envolvendo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O caso é de responsabilidade da procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes. Os denunciados tornaram-se réus no processo.

A denúncia se deu na chamada Operação ‘Carona’, deflagrada em 2015 para apurar contratações irregulares de transporte escolar por prefeituras no Estado.

De acordo com as investigações, houve dispensa indevida de licitação para contratação, em 2013, pela Prefeitura de Glória do Goitá.

Eleitoreira

O deputado estadual Romero Albuquerque denuncia que o Governo de Pernambuco publicou aviso de dispensa de licitação estimando pagar, em caráter emergencial, R$12 de milhões na aquisição de medicamentos para o Hospital dos Servidores de Pernambuco. O deputado acha que a ação é eleitoreira. “O Governo de Pernambuco, agora, tenta mascarar a falta de planejamento, mas as pessoas e, principalmente, os servidores sabem do quadro de descaso crônico com o hospital. Desde 2021, seis licitações fracassaram e, em março deste ano, a mídia divulgou amplamente o cancelamento de cirurgias por falta de medicamentos e outros insumos. Abrir o caixa e resolver esse problema de última hora é a prova da incapacidade e do desprezo pela vida humana”, disparou.

Com qualquer um

Candidato ao senado na chapa de Raquel Lyra (PSDB), Guilherme Coelho (PSDB) defendeu a moderação na política e garantiu que vai cobrar investimentos, de qualquer presidente que for eleito nas próximas eleições. “Eu tenho condições de sentar-se para discutir sobre os interesses dos pernambucanos com qualquer presidente que seja eleito. Pernambuco é mais importante que qualquer ideologia ou partido. Serei o senador do diálogo, mas também da luta quando for preciso“, discursou.

Agora vai?

Após muitas reivindicações de moradores e lideranças, os 55 quilômetros da PE-555, que ligam a cidade de Parnamirim ao distrito de Urimamã, na Zona Rural de Santa Maria da Boa Vista serão finalmente recuperados por inteiro. O edital de licitação para a obra, que tem orçamento autorizado de R$ 69,4 milhões, foi publicado no Diário Oficial do Estado. “Estamos cada vez mais perto de vermos essa estrada tão importante para o Sertão Central e o Sertão do São Francisco devidamente recuperada, com asfalto novo e sinalização completa. Além de diminuir a distância entre as duas regiões, a rodovia também é estratégica para o escoamento da produção agropecuária”, comemorou o deputado Lucas Ramos (PSB), que atuou na articulação pela qual o investimento foi viabilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.