Coluna da Folha: A bronca da ex-prefeita em Pesqueira

por Carlos Britto // 29 de julho de 2021 às 07:06

Foto: Blog do Bruno Muniz/reprodução

Em Pesqueira (PE), quando a política dá sinais de aquentamento, sempre aparece a novidade para tirar a calmaria da pauta. Agora, o Tribunal de Contas da União (TCU) está solicitando que a ex-prefeita Cleide Oliveira (PRB) devolva R$ 93 mil aos cofres públicos no prazo de 15 dias, por não prestação de contas na execução de 30 unidades habitacionais, as casas populares construídas na cidade.

A oposição a Cleide já faz festa, assegurando que não cabem mais recursos de apelação, e, dessa forma, o nome da ex-prefeita vai ser inscrito na dívida ativa da União, caso não efetue o ressarcimento dos cofres públicos. Os bens e valores da ex-prefeita também seriam bloqueados.

O acórdão relatado pelo ministro Benjamin Zyeler já foi enviado para Procuradoria Regional da República, no Recife, para execução imediata.

Em 2010 a então gestora já enfrentava problemas. Cleide obteve uma liminar favorável do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer no cargo até que o recurso que impetrou, no colegiado contra a sua cassação, fosse julgado.

A decisão, dada pelo presidente do TRE, Roberto Ferreira Lins, naquele problema, reverteu a determinação do juiz da primeira instância, André Carneiro, que havia determinado a diplomação do segundo colocado no pleito de 2008, Evandro Chacon (PSB).

Comemorando

Em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, o primeiro dia de Caprishow foi marcado pela chegada dos expositores e seus animais ao Pátio de Feiras e Eventos Ervercio Coelho de Macedo. Na 1ª Exposição e Leilão Virtual de Caprinos e Ovinos, a recepção foi cercada de cuidados, com testagem para detecção de Covid-19 e orientações sanitárias, que deverão ser seguidas até sábado (31) – último dia do evento. A prefeita Josimara Cavalcante (PSB) respira aliviada: “Um evento desses em tempos de pandemia? tem que comemorar”.

Acesso à terra

Já está em andamento um Termo de Cooperação Técnica solicitado pelo prefeito de Jurema, Branco de Geraldo (PDT): a unidade regional do Iterpe. O pleito será encaminhado ao presidente do órgão, Henrique Queiroz. O objetivo é promover o acesso à terra para agricultores. Para a solicitação compareceram o secretário de agricultura e pecuária de Jurema, Heleno José; a engenheira agrônoma Natália do Nascimento e o representante do Conselho Municipal de desenvolvimento rural (CMDR), Polycarpo Nunes de Santana.

Força do turismo

O deputado estadual Diogo Moraes quer fortalecer o turismo no Agreste. Ele se reuniu com o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, e reforçou o pedido da sinalização turística da Serra do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe, e da construção da Praça das Rendeiras, em Jataúba. Está previsto um investimento de cerca de R$ 516 mil, só para a Praça das Rendeiras.

Segurança

Por todo o Interior de Pernambuco, prefeitos comemoram a chegada dos 750 soldados aprovados no concurso público realizado em 2018. A conclusão do curso trará novos homens para se juntarem ao efetivo da Polícia Militar. O clima de insegurança é grande e a falta de efetivo incomoda cidades inteiras com pouca ou nenhuma guarnição.

Inaugurando

O deputado federal Ossésio Silva (Republicanos) esteve em Paudalho, atendendo convite do prefeito Marcelo Gouveia (PSD). Juntos inauguraram a Unidade Básica de Saúde Prefeito Eufrásio Campos Gouveia, que fica no Centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *