Coluna da Folha

por Carlos Britto // 12 de fevereiro de 2021 às 07:00

Foto: Divulgação

Dois prefeitos em pé de guerra

Parece que a trégua política, comum após as eleições, não vai acontecer em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco. Isso porque o prefeito eleito, George Duarte e o ex-prefeito Humberto Cesar de Farias ainda continuam se desentendendo.

O novo motivo é envolve um concurso curso. Quando Humberto ainda era prefeito, abriu um edital para preenchimento de 59 vagas para cargos de nível médio e superior. Mas, o que parecia ser algo bom, começou a virar um pesadelo, principalmente para quem esperava pela tão sonhada vaga.

A prova estava marcada para os dias 19 e 20 de dezembro de 2020, mas foi suspenso. Agora, depois de vários pedidos no Ministério Público de Pernambuco de anulação do certame, por supostas irregularidades, a Primeira Câmara homologou, nesta semana, uma Medida Cautelar determinando à Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista a suspensão de todos os atos e passíveis efeitos do Edital do Concurso Público nº 001/2020. O relator foi conselheiro substituto Ricardo Rios.

A Cautelar foi requerida pelo prefeito eleito, George Rodrigues Duarte, em desfavor do ex-prefeito do município, Humberto Cesar de Farias. De acordo com o relator, entre as irregularidades na realização do concurso, além da infração a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final de um mandato, observou-se também a ausência de comprovação de que o certame seria para reposição de cargos vagos e o descumprimento do disposto na Recomendação Conjunta, que prevê a realização de provas de concursos públicos apenas nos casos de reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios.

Mais água para o Agreste > O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) e a presidente da Compesa, Manuela Marinho, abriram nesta semana as válvulas da Barragem de Jucazinho, que volta a atender as cidades de Gravatá e Bezerros. Com isso, espera-se um aumento em quase 50% da oferta d’água em relação ao que ocorre atualmente. O investimento foi de R$ 1 milhão e representa uma diminuição do rodízio hoje enfrentado por gravataenses e bezerrenses.

Moradia Legal > A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PSB) assinou termo de adesão ao programa de regularização fundiária, “Moradia Legal”. O Programa tem por finalidade realizar, gratuitamente, a regularização fundiária para a população sem condições financeiras para entrar na legalidade com recursos próprios. Com a regularização, as famílias passam a ter a possibilidade de aquisição de crédito bancário e habilitação para inscrição em programas habitacionais.

Esquentando a cadeira > O ex-prefeito de Surubim, Murilo Barbosa poderá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele faria uma “dobradinha” com o deputado federal Danilo Cabral (PSB), no município e em cidades vizinhas.

Multado > O ex-prefeito de Caetés, Armando Duarte, foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado após a conclusão de que o município ultrapassou o limite de despesas com pessoal enquanto Armando era prefeito, por isso teria cometido irregularidades. Dessa forma, o relator do processo, Carlos Neves, aplicou multa de R$ 57.600,00 ao ex-prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários