Coluna da Folha

por Carlos Britto // 20 de janeiro de 2021 às 07:22

Foto: reprodução

Chapa governista em Arcoverde abre caminho para reverter acusações

O assunto que ainda domina todas as atenções é a pandemia de Covid-19 e a vacinação que já começou a ser realizada em Pernambuco e no restante do país. Mas em Arcoverde, Sertão do Moxotó, um fato local não fica atrás: o resultado da eleição majoritária de 15 de novembro de 2020.

A chapa governista, formada por Wellington da LW (MDB) e pelo delegado Israel Rubis (PP) – respectivamente candidatos a prefeito e a vice – saiu vitoriosa no pleito. Porém, uma denúncia formalizada pelos adversários na justiça, acusando a chapa de abuso de poder econômico e político, deixou o resultado sub judice.

Eis que veio, então, a boa notícia. Depois da vitória nas urnas, os candidatos também foram exitosos no ‘tapetão’. O procurador regional Eleitoral Substituto do TRE-PE, Joaquim José de Barros Dias, opinou pela improcedência da ação e da decisão em primeira instância proferida pelo juiz Drauternani Melo Pantaleão.

O procurador argumenta que não há indícios ou materialidade que comprove a participação de Wellington da LW e Rubis nos atos alegados pela acusação.

Um deles seria a interdição de via pública, por parte dos candidatos, para prejudicar a chapa adversária. O outro, a veiculação de um card divulgando entrevista com a então prefeita Madalena Britto e Wellington da LW, o que configuraria abuso de poder político em razão de constar a logomarca da gestão municipal. Resta saber, agora, se o resultado da eleição será enfim homologado ou se ainda esse impasse pode ir para a última instância. É aguardar.

Pimentel, o médico-prefeito

Em Araripina, Sertão do Araripe, o prefeito Raimundo Pimentel (PSL) deixou de lado a figura do gestor para dar lugar à de médico por formação profissional. Ele fez questão de vacinar ontem (19) a primeira pessoa contra a Covid-19. Trata-se da Irmã Regina Maria de Sá, de 80 anos, que durante 32 deles foi diretora do Hospital e Maternidade Santa Maria e contribuiu incansavelmente para a saúde pública da cidade.

Em Caruaru

No primeiro dia de imunização contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste, já fez seu balanço inicial. Foram imunizados 126 profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. A previsão é que em sete dias todos os públicos incluídos nesta primeira fase sejam vacinados. Nesse primeiro momento apenas 2.964 pessoas receberão as doses de CoronaVac na cidade.

Mas já?

As eleições 2020 acabaram há apenas dois meses, mas já tem gente de olho em 2024. Em Tuparetama (PE), Sertão do Pajeú, o prefeito reeleito Sávio Torres (PTB) revelou, em conversa com o vice-prefeito Diógenes Patriota (SD) e o presidente da Câmara de Vereadores, Arlã Markson (PTB), que Diógenes será o nome do grupo para a próxima disputa municipal.

Dinheiro em caixa

Entre os prefeitos eleitos e/ou reeleitos em Pernambuco no último pleito, a chiadeira é grande em relação a “heranças malditas”. Mas em Cabrobó, Sertão do São Francisco, o ex-prefeito Marcílio Cavalcanti garante que seu sucessor, Galego de Nanai (Avante), não tem com o que se preocupar. Segundo Marcílio (PDT), a prefeitura está financeiramente equilibrada com todos os compromissos pagos e a quantia de R$ 4. 341.836,45 em conta corrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários