Coluna da Folha

por Carlos Britto // 19 de janeiro de 2021 às 07:00

Foto: Reprodução

Com a chegada da vacina, missão dos prefeitos é tranquilizar população 

A tão aguardada decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi proferida. Em reunião inédita e extraordinária do órgão federal, em pleno domingo, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford-AstraZeneca foram liberadas para imunizar a população contra a Covid-19.

No Sertão do São Francisco, como nos quatro cantos de Pernambuco, o discurso dos atuais prefeitos é um só: “Estamos com a estrutura pronta para recebermos as vacinas”.

A primeira a chegar será a CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e os chineses da Sinovac, já que a Oxford-AstraZeneca – concebida entre a Fiocruz, a universidade de Oxford e a AstraZeneca – vai demorar um pouco mais. A questão para as prefeituras, agora, é a definição quanto aos grupos prioritários que serão imunizados.

Esse é um detalhe aparentemente simples à primeira vista, mas não é bem assim. Dúvidas emergem aos montes, e é natural que isso aconteça. Afinal de contas, a maioria esmagadora da população quer ser imunizada contra essa terrível doença. É nesse momento que entra o jogo de cintura dos gestores.

Para não causar desespero naqueles que ficarão sem a vacina nesse primeiro momento, será necessário um trabalho exaustivo de esclarecimento. E convenhamos: em meio a uma lamentável quizila política sobre um fato coletivo da maior relevância, a missão dos prefeitos e de suas equipes será árdua.

Recesso interrompido

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) defendeu o fim do recesso parlamentar da Câmara dos Deputados e do Senado este mês. O socialista sertanejo quer que as propostas consideradas essenciais para enfrentar a pandemia de Covid-19 sejam apreciadas o quanto antes. Na justificativa, Gonzaga destacou o estado emergencial em saúde pública que passa o país e ressaltou a situação de Manaus.

Cacique sem o PTB

Em Pesqueira, no Agreste do Estado, a efervescência política não para. Após a questão judicializada das eleições para prefeito, agora mais um fato agitou recentemente a cidade.  o presidente estadual do PTB, Coronel Meira, confirmou que o partido em Pesqueira será comandado pelo médico e ex-vereador Dr. Marco André Genú e pela vereadora Rochevânia Rocha. Ou seja, o Cacique e atual secretário de Governo e Turismo, Guilherme Araújo, rodou. Meira deixou claro também que a legenda terá uma nova postura no cenário político local.

Em agenda

O prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa (PSB), estará cumprindo agenda no Recife nesta semana. As reuniões são consideradas importantes para o município. Ao lado do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), ele tem audiência na Funasa.

Bons fluídos

Dez dias após ter assumido a presidência do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, reuniu-se com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, a fim de desejar sucesso no mandato e convidá-lo a participar da eleição da entidade. O pleito acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários