Coluna da Folha

0
Foto: Rinaldo Marques/Alepe

Deputados pernambucanos num só discurso contra a Covid-19

Poucas e raras vezes se vê uma casa legislativa unir-se em torno de uma causa de forma unânime. É o que está acontecendo na Assembleia de Pernambuco (Alepe) em relação ao famigerado novo coronavírus (Covid-19).

Por iniciativa do deputado estadual sertanejo Antonio Fernando (PSC), a Alepe irá se mobilizar, de forma conjunta, para solicitar ao governo federal a definição, o mais breve possível, de uma data para o início da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco e no Brasil.

Na autoconvocação da Casa, ontem (12), justamente para votar nesta quinta-feira (14) o Decreto de Ampliação do Estado de Emergência da Pandemia, por mais 180 dias, Antonio Fernando apresentou uma indicação pedindo o início imediato da vacinação contra o Coronavírus.

Existe um clamor muito grande da população, em Pernambuco e no Brasil inteiro, para que a vacinação contra a Covid-19 seja iniciada com toda urgência. E nós, parlamentares, não podemos ficar de braços cruzados. Nós precisamos apoiar esse pleito da sociedade, que é muito justo, pois a vacinação é o único caminho seguro para vencer o coronavírus”, explicou Antonio Fernando.

Já Aluísio Lessa (PSB) propôs que os demais parlamentares da Alepe destinem um percentual de suas emendas para a compra de seringas com o objetivo de auxiliar o governo do Estado e a Secretaria Estadual nessa tarefa.

Mesmo o líder da bancada de oposição, Antonio Coelho (DEM) destaca a importância de se prorrogar o decreto de emergência nos municípios e no Estado. Essa também é uma forma de ajudar os gestores a enfrentar esse momento difícil, acredita ele. O momento é de união de todos, e a Alepe dá seu exemplo.

Em dificuldades

Atual prefeito de Serrita, no Sertão Central, Aleudo Benedito (MDB) esteve no Recife na última segunda-feira (11), onde participou de uma audiência no Tribunal de Contas do Estado. O gestor revelou que tem encontrado dificuldades provenientes da “desorganização administrativa” que herdou e quer que o TCE apure a situação. Aleudo esteve acompanhado do deputado estadual Aglaílson Victor e de um assessor.

Sem as contas

Em Salgueiro, Sertão Central, o atual prefeito Marcones Sá (PSB) prevê momentos difíceis de sua gestão. Isso porque seu antecessor, Clebel Cordeiro, ainda não teria lhe repassado as contas da prefeitura. O desabafo foi feito num vídeo gravado pelo socialista para suas redes sociais. “Um governo que não teve transição e até hoje não recebemos as conciliações bancárias. Não podemos abrir o nosso orçamento 2021. A experiência é que está garantindo os serviços essenciais”, disse Marcones, referindo-se ao fato de já ter conseguido, com sua equipe, normalizar alguns serviços.

Vale do Catimbau

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, já foi a Buíque, no Agreste, na semana passada. Agora é a vez da equipe técnica do marketing da Empetur, que estará no município nesta quinta-feira (14). Durante dois dias, três gestores visitarão os principais atrativos e equipamentos da região. A ideia é poder incluir o Vale do Catimbau dentro da oferta turística do Estado nas capacitações regulares realizadas com o trade.

Comitê contra Covid

Sirinhaém, na Mata Sul, passa a contar com um comitê de combate à Covid-19. A decisão foi tomada pela prefeita Camila Machado. O objetivo é estabelecer estratégias de combate à doença, bem como divulgar medidas de prevenção e indicações para casos de suspeita ou de presença de sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome