Coluna da Folha

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2020 às 07:06

Foto: AFP/reprodução

O remédio para uma doença que ajudaram a se espalhar

A Covid-19 é o fantasma que está à espreita e terror de todos os municípios do Brasil. A incerteza e o medo batem às portas das prefeituras pernambucanas e os gestores tentam se adaptar a esse momento.

Já foram canceladas queimas de fogos, festas de toda sorte e qualquer pequeno evento até em condomínios em todo o Estado. O Interior, que tem a feira livre entre suas maiores tradições, já assiste à proibição em várias cidades. A ordem é fechar tudo.

No evento da Amupe, falando para os prefeito pernambucanos, o governador Paulo Câmara disse que “a ajuda dos prefeitos será fundamental, principalmente para a conscientização, com o uso de máscaras, de álcool em gel, bem como a fiscalização”, disse.

O fato é que todos os políticos agora colhem o duro fruto das aglomerações que eles mesmos ajudaram a promover durante suas campanhas eleitorais.

Era comum todos recebermos vários vídeos com verdadeiras micaretas e eventos tão acotovelados quanto irresponsáveis por Pernambuco inteiro. Os mesmos gestores que devem promover fechamentos e restrições duras eram os mesmos que patrocinavam a euforia das pessoas.

Agora é enfrentar. Olhar de frente o aumento do Coronavírus e ouvir do cidadão que, quem manda parar agora é o mesmo que pediu para ir para a rua gritar o seu nome. Coisas da conveniência política.

Bronca em Santa Terezinha

Prefeito eleito de Santa Terezinha (PE), Delson Lustosa voltará a governar o município, mas já percebeu que terá desafios pela frente. Ele admitiu que receberá a prefeitura em meio a salários atrasados dos servidores. E mais: Delson terá de aplacar a insatisfação de 216 aprovados em concurso público realizado pela atual administração, que já foi prorrogado e encerra a validade em fevereiro de 2021.

E Odacy?

Após a derrota de Odacy Amorim (PT) na disputa pela Prefeitura de Petrolina este ano, fica uma interrogação no ar. Após o clima pesado que ficou entre a legenda petista e o PSB, como ficará Odacy politicamente nessa história, já que ele integrava a equipe do governador Paulo Campos há bem pouco tempo, à frente do IPA?

Rebateu

Em Tabira (PE), o prefeito Sebastião Dias Filho rebateu as críticas desferidas pela prefeita eleita Nicinha Brandino (MDB), a qual afirmou que o gestor não poderia convocar aprovados no concurso público da prefeitura nos últimos 180 dias anteriores ao final do seu mandato. Segundo ele, a existência do certame, já devidamente homologado, foi ressalvado pela Legislação eleitoral, “preservando a nomeação e a licitude da nomeação dos aprovados”. Os cargos são para Agentes Comunitários de Saúde e os de Combate às Endemias.

Vacina para breve

Momentos antes de ser diplomado, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) assegurou à imprensa que, por mais pessimista que seja, o município deverá ter a vacina contra a Covid-19 até, no máximo, em fevereiro de 2021. Basta apenas ser aprovada pela Anvisa, independente da marca.

Coluna da Folha

  1. Mariah disse:

    Esta muito desesperador isso tudo, o aumento de casos não se dá apenas por que se afrouxou as novas regras e sim a população que se cansou do vírus, ninguém aguenta mais ouvir falar, hoje todos estão vivendo como se ele não existisse, sabendo que não é assim, essa peste apareceu para fazer um estrago na vida das pessoas e famílias inteiras, que nesse Natal todos se lembrem de fazer seus pedidos ao menino Deus para que sua luz divina faça desaparecer da face da terra essa doença terrível , que sejamos merecedores desse milagre.

  2. FELIPE disse:

    Tem um erro na coluna , vc trocou o sobrenome .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários