Coluna da Folha

por Carlos Britto // 07 de dezembro de 2020 às 07:00

Foto: reprodução

A força de Rorró Maniçoba contra a tradição

Ela já governou o município de Floresta (PE), um dos mais importantes do Sertão de Itaparica, e nas eleições deste ano voltou em grande estilo. Rorró Maniçoba (PSB) saiu vitoriosa nas urnas, no último dia 15 de novembro, elegendo-se prefeita para mais um mandato.

Ela derrotou nada menos que Favinho Ferraz (Avante) e Gustavo Novaes (PSD), representantes de tradicionais famílias políticas de Floresta. Rorró deu uma demonstração de força que não deverá ser restrita ao seu município. A socialista caminha para ser uma voz de liderança na região de Itaparica e do Moxotó.

Prova disso foi um encontro promovido por ela em Floresta, semana passada, que contou com palestras de especialistas em gestão e consórcios públicos.

Em sua fala, Rorró destacou a importância do fortalecimento da região no sentido de construir uma pauta comum aos municípios representados. “Nossa região precisa ser vista com um outro olhar pelos governos e devemos estar fortalecidos e organizados para conseguirmos essa atenção para nossas demandas”.

Entre as demandas, ela citou a necessidade da regionalização da saúde, através do Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó (COMSIM), com a implantação de uma Geres e de uma UPA, além de Ciretran especial e uma usina de asfalto. Essa pauta ainda deverá ganhar novas demandas até o final do evento, a qual deverá ser levada à discussão em audiência com os governos estadual e federal. O encontro teve a presença da maioria dos prefeitos vitoriosos dos Sertões de Itaparica, Moxotó, São Francisco e Pajeú.

Vice, não

Apesar da grande votação que obteve nas urnas, sendo o segundo vereador mais bem votado de Petrolina, Gaturiano Cigano (DEM), por incrível que pareça, frustrou expectativas. Teve gente na família que sonhou vê-lo campeão de votos, e não vice.

Derrotados, mas satisfeitos

Os candidatos a prefeito de Carnaíba (PE) e Itapetim (PE), respectivamente Gleybson Martins (Podemos) e Anderson Lopes (PTB) saíram derrotados nas eleições deste ano. Nem por isso ficaram cabisbaixos. Ambos de oposição, eles acreditam no enfraquecimento do socialismo e num fortalecimento das oposições, que pode favorecê-los naturalmente em 2024. Até lá prometem atual de forma “vigilante e responsável”.

Luta contra a Covid

A vereadora Eliane Alves (PSB), de Salgueiro (PE), internada com Covid-19 no Hospital São Francisco há mais de uma semana, continua lutando contra a doença. Ela se encontra acordada, porém com nível de consciência sonolenta, e não possui nenhuma infecção secundária grave. Já está saindo da fase inflamatória, com quadro clínico evoluindo bem. Na última sexta (4) havia a possibilidade de que ela fosse extubada.

Concurso suspenso

Em Moreilândia (PE), o concurso público realizado pela prefeitura acabou suspenso pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O pedido foi feito pela procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda, em razão do aumento de despesas com pessoal para o próximo gestor. As provas foram realizadas no último dia 22 de novembro. A medida determina ainda que quaisquer atos decorrentes do certame também ficam suspensos até futura decisão do Tribunal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…