Coluna da Folha

por Carlos Britto // 02 de dezembro de 2020 às 07:15

Foto: Rádio Pajeú/arquivo

Santa Terezinha em dias difíceis

Em Santa Terezinha (PE), no Sertão do Pajeú, a situação política não anda nada fácil depois do falecimento do prefeito Vanin de Danda (foto), no último dia 20 de novembro, após complicações devido à Covid-19. O atual vice-prefeito, Aderivan Santos (Avante), que assumiu o cargo até o fim do ano, já declarou que o prefeito eleito no dia 15, Delson Lustosa (Podemos), vai encontrar uma situação financeira difícil para administrar.

De acordo com Aderivan, depois que assumiu a prefeitura ele vem encontrando um problema atrás do outro para conseguir quitar as dívidas da prefeitura. Um dos motivos, segundo ele, tem sido a burocracia dos bancos. Recursos do município chegaram a ser bloqueados por conta de uma decisão judicial em favor de um precatório de uma servidora. Para o agora prefeito, o jurídico teve o prazo de 15 dias para fazer a defesa e não fez.

Aderivan diz que prefere não culpar ninguém. “Eu estou herdando tudo e não vou atribuir culpa a ninguém. Estou assumindo o compromisso que vou lutar e priorizar pagamento porque o pai de família tem conta para pagar como eu tenho. É uma situação terrível, mas eu peço paciência”, declarou.

De acordo com as informações de bastidores, o governo municipal já tem uma folha de pagamento atrasada e tudo indica que vai fechar a segunda, além de outros débitos. De forma que já alertou o prefeito eleito sobre mais precatórios que ficarão para ele resolver. Sobre os concursados que estão aguardando a posse, Adarivan afirmou que essa missão também ficará para Lustosa.

Prioridades

Em Cabrobó (PE), o prefeito eleito Galego de Nanai (Avante) faz compromisso com a população e diz que municipalização do trânsito, criação da Guarda Municipal e o Fundo de Apoio ao Estudante Universitário irão sair do papel logo em janeiro de 2021. É esperar para ver.

Metade com mulheres

Em Petrolândia (PE), o prefeito eleito Fabiano Marques (PTB) anunciou o novo secretariado que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2021. Do total de 12 secretários que irão compor o novo governo, 50% serão ocupados por mulheres.

Disputa

A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Tuparetama continua a todo vapor. Dois vereadores eleitos do grupo do prefeito Sávio Torres (PTB), Arlã Markson e Tanta Sales, disputam a liderança da chapa governista. Com o clima de acirramento cada vez mais latente, o prefeito já declarou que não vai se envolver no processo, mas acredita no entendimento dos seus aliados.

Oposição unida

O prefeito reeleito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), já vai contar com uma bancada esmagadora na Câmara de Vereadores para a próxima legislatura. São nada menos que 19 integrantes na base. Mas Miguel acredita na possibilidade de ampliar esse número para 22 aliados. A oposição, no entanto, já andou declarando que não é bem assim.

Coluna da Folha

  1. Pé no Saco disse:

    Esse políticos que deixam seu município na falência deveria ter prisão perpétua,entram prometendo mundos e fundos, quando tomam posse a primeira coisa que fazem é meter a mão no dinheiro da sociedade e encher o prefeitura de cargos de desconfiança e o povo que se fod….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários