Coluna da Folha

por Carlos Britto // 04 de novembro de 2020 às 07:00

Foto: reprodução Internet

Poção: A justiça e o clima de acirramento na reta final

Na reta final das eleições municipais deste ano, faltando 11 dias para a votação, uma denúncia contra o prefeito de Poção, no Agreste pernambucano, tenta desestabilizar a campanha do emedebista. O prefeito e candidato à reeleição, Emerson Cordeiro Vasconcelos (MDB), vai precisar responder na Justiça a uma denúncia feita pelo Ministério Público sobre fraude no processo eleitoral, que pode ocasionar no cancelamento de sua candidatura. A denúncia também envolve a candidata a vice, Evane Alda de Freitas (Podemos).

Segundo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), os dois candidatos praticaram abuso de poder econômico quando realizaram a distribuição de cerca de duas mil cestas básicas na Secretaria de Assistência Social do Município, de acordo com a denúncia, tudo aconteceu em troca de votos. O promotor Jefson Márcio, declarou que as fotografias e filmagens anexadas no processo comprovam “sem qualquer sombra de dúvidas, a prática do abuso de poder econômico”.

Além de pedir o cancelamento da candidatura, o promotor também pede a cassação do diploma, caso o prefeito saia vitorioso na votação, tornando-os inelegíveis por oito anos. Isso possibilitaria que o candidato da oposição, Nego Leda (PRB) e sua vice Karla (PL), pudessem assumir o posto. O assunto também foi pauta na tribuna da Câmara dos deputados. Uma guerra que promete ainda muitas batalhas.

Reeleição difícil

Na cidade de Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, nenhum gestor municipal conseguiu ser reeleito em duas eleições seguidas. O atual prefeito Ricardo Ramos (PSDB), que está em seu segundo mandato, chega ao pleito eleitoral deste ano para tentar ser três vezes gestor e o primeiro a conseguir a reeleição. Ele disputa contra Regivaldo Macêdo (Patriota), Pedro do Pipa (PDT), Júlio Macêdo (PSTU) e o filho de Botinha, Vitor Coelho (PT).

Reta final

Em São José do Egito (PE), no Pajeú, o clima já é de reforço para a reta final da campanha eleitoral entre os partidos políticos do município. A candidata oposicionista, Professora Roseane Borja (MDB), reforçou a equipe de marketing em um momento decisivo, justamente quando Roseane polariza a disputa com Evandro Valadares (PSB).

No foco

A carreata feita pelo candidato do MDB à Prefeitura de Arcoverde, Wellington da LW, juntamente com seu candidato a vice, Delegado Israel Rubis (PP), e a prefeita Madalena Britto (PSB), acabou gerando a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e uma notícia crime. Se forem condenados, os candidatos poderão ter seus registros cassados e ficarão inelegíveis.

Mudança de planos

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB), que estava com viagem marcada para o Sertão no próximo final de semana, onde participaria de carreata com o prefeito Eri (PSB), em Moreilândia, e visitaria outras bases, teve que mudar os planos após a decisão do TRE-PE de suspender os atos de campanha. Com isso estará ao lado de Eri em uma live nesta quarta-feira (4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.