Coluna da Folha

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2020 às 07:05

Foto: reprodução/acervo pessoal

Nilo Coelho e seu centenário de nascimento

A política em Petrolina só não ferveu nesta segunda (2) porque foi esfriada pelas chuvas fortes que caíram na principal cidade do Sertão. É que foi a data de comemorar o centenário de nascimento de Nilo de Souza Coelho, citado em frase de dez entre dez políticos em seus inflamados discursos.

Nilo Coelho foi um sertanejo respeitado. Eleito para os mandatos de deputado estadual e federal, e nomeado governador biônico, foi ele quem ligou o litoral ao sertão por uma malha asfáltica imensa, principalmente se consideramos o tempo que faz.

Articulador político com rara habilidade, chegou ao senado federal em 1979 e depois foi eleito presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Em Petrolina se diz que, mesmo aliado do governo militar, nunca baixou a cabeça pra general nenhum e eternizou sua frase mais marcante: “Não sou presidente do congresso do PDS, sou presidente do congresso do Brasil”.

Nilo Coelho era filho de Seu Quelê e Dona Josepha Coelho e era irmãos de Osvaldo, Geraldo, Adalberto, Paulo, José, Augusto, Adalberto e outras irmãs que não caminharam no mundo político.

O seu centenário foi lembrado por políticos de diferentes siglas, afinal, bom é não perder o a oportunidade.

Multa alta

Apesar da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de proibir atos de campanha em todo o Estado de Pernambuco, a juíza Leticia Sant´Anna da Costa precisou deixar isso bem claro em Belém do São Francisco e Itacuruba. Ela emitiu decisão para que todos os partidos políticos, candidatos e coligações dos dois municípios, não realizem mais nenhum ato eleitoral de rua. O descumprimento poderá acarretar a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil por cada evento irregular.

Candidato sofre acidente

O candidato a prefeito de Petrolina, Deomiro Santos (PV), sofreu um acidente no fim de semana enquanto cumpria agenda de campanha. O carro do candidato colidiu com outro veículo quando passava pelas imediações da Barragem de Volta do Riacho. Delmiro teve leves escoriações, mas os outros passageiros ficaram feridos e foram socorridos.

Não gostou

O candidato a prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson Sebastião (PSB), criticou o vice-prefeito Mário Filho (PSDB), afirmando que Mário “tenta manchar a política da cidade” ao utilizar o episódio envolvendo a invasão à residência dele para conseguir voto. Nelson é apoiado pelo atual prefeito, Robervan de Lima (PSB), e tem Mário Filho como principal adversário na disputa à prefeitura.

Coluna da Folha

  1. Sempre Atento disse:

    Falando em Nilo Coelho onde foi parar o dinheiro da reforma do centro de convenções que tanto foi divulgado, mistério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários