Coluna da Folha

0
Foto: reprodução

Cumaru: Justiça barra candidatura de Eduardinho

Na disputa pela Prefeitura de Cumaru (PE), no Agreste Setentrional, uma decisão da Justiça pode mudar o rumo das eleições na cidade. O juiz Altamir Cléreb de Vasconcelos rejeitou o pedido de registro de candidatura de Eduardinho Tabosa (PSD) à prefeitura. O magistrado acabou atendendo às ações de impugnação acionadas pelo Ministério Público Eleitoral e pelas outras duas chapas que também disputam às eleições.

O motivo? A rejeição das contas do ex-prefeito no exercício financeiro de 2014. “As condutas irregulares apontadas pelo TCE, com nota de má gestão financeira e não respeito a metas fiscais, que ensejaram a rejeição das contas do exercício 2014 do impugnado pela Câmara, assinalam atos passíveis de serem considerados como atos dolosos de improbidade dotados de irregularidade insanável, para fins de inelegibilidade”, sentenciou o juiz.

O que chamou a atenção dos eleitores na cidade foi o fato de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tinha decidido por maioria de 5 votos a 2 que os políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa até outubro de 2012 poderiam disputar as eleições deste ano. A decisão tinha gerado uma grande expectativa no grupo do o ex-prefeito, de que ele conseguiria destravar na justiça a sua candidatura a prefeito da cidade.

Eduardinho já tinha conseguido apoio do deputado federal André de Paula (PSD), que é presidente regional do PSD, mas até que haja uma mudança na decisão, a disputa segue entre a atual prefeita Mariana Medeiros (PP) e sua própria vice-prefeita, que rompeu os laços políticos com a gestão e também se colocou como candidata, Nadjane Peixoto do Cidadania.

De olho nas obras

Três cidades do Sertão do São Francisco receberam ontem (26) a visita do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), para uma vistoria de obras. Começando pelo sistema de esgotamento sanitário de Petrolina, na Bacia do Jatobá, seguindo para Dormentes, onde inspecionou o Sistema Adutor Maria Tereza, e por último, a vistoria das obras da PE-635, que liga Dormentes ao município vizinho de Afrânio.

A parceria

Em Santa Cruz do Capibaribe (PE), a campanha do candidato a prefeito Dida de Nan (PSDB) recebeu nesse final de semana o reforço do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Filho (DEM), que cumpriram agenda ao lado do atual prefeito Edson Vieira (PSDB).

O delegado vai

A Justiça Eleitoral julgou improcedente o pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral, que solicitou a impugnação de registro da candidatura ao cargo de prefeito de Cabrobó de Elioenai Dias dos Santos Filho – Galego de Nanai – (Avante), e decidiu que ele está apto para concorrer à prefeitura.

Rejeitou

O candidato a prefeito de Passira, Miguel Gomes de Freitas (Podemos), teve sua candidatura rejeitada por conta de diversos processos de improbidade administrativa. Ele administrou o município entre os anos de 2005 e 2012, mas foi considerado inapto por acumular contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ainda não foi anunciado se um novo candidato será anunciado pelo partido ou se a chapa será desfeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome