Coluna da Folha

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2020 às 07:00

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

O revés do ex-prefeito Gildevan Melo

Em Santa Filomena (PE), Sertão do Araripe, o rumo das eleições no campo da oposição pode sofrer alterações. Novas estratégias começaram a ser planejadas depois do resultado do julgamento da segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU), que negou o recurso do ex-prefeito Gildevan Melo e julgou irregulares as contas do convênio da casa de farinha da Serra do Inácio.

O processo versa sobre um dano apurado em um convênio firmado entre a Prefeitura de Santa Filomena e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que buscava o apoio ao projeto para efetivar o desenvolvimento sustentável da indústria de processamento da mandioca. Os ministros rejeitaram as alegações de defesa apresentadas por Gildevan Melo.

De acordo com as informações do processo, por se tratar de um convênio federal, não cabe julgamento pela Câmara Municipal, e após transitar em julgado o ex-prefeito se torna inelegível por mais 8 anos. O ex-prefeito também recebeu uma multa no valor de R$ 15 mil. Com isso, o candidato – que já vinha com sua campanha eleitoral a todo vapor – já planeja um segundo plano, caso não consiga levar a candidatura adiante, e já sinaliza que vai colocar em seu lugar Cícero de Adonias, que já começou a aparecer nas fotos entre os candidatos a vereador.

A corrida eleitoral em Santa Filomena segue com três candidatos: o atual prefeito Cleomatson Vasconcelos (PSB) e Alcilene Rodrigues na vice vão buscar a reeleição; o ex-prefeito Gildevan Melo (PSD) também segue com a mesma vice de quatro anos atrás, Francinete Diniz (DEM); e Leandro Benício (PP), que é novato na disputa e vai com Nailson Eudes em uma chapa Progressista.

Bolsonaro no Pajeú

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a Pernambuco na manhã de ontem (1) para a inauguração da primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito, no Sertão, e também para visitar as obras do Ramal do Agreste, em Sertânia, na mesma região. Os fãs estavam todos lá.

Servidores não, políticos

A política continua comandando cargos públicos. Em Petrolina Natan Santana Soares, atual coordenador da 8ª Ciretran/Detran-PE, deixa o cargo para dar lugar a Adalberto Bruno Filho, o ex-vereador ‘Betão’, que já coordenou o órgão de 2007 a 2012.

Condenação mantida

Em Mirandiba, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) manteve a condenação do candidato a prefeito Natinho do Sindicato, por propaganda antecipada. O Tribunal entendeu que os eventos realizados em 2019 e 2020 com presença de artistas, extrapolaram as condições judiciais e se tornaram palanque eleitoral, em formato de comício-espetáculo (showmício) e a multa de R$ 5.000,00 foi mantida.

Voto decisivo

O voto do conselheiro Ranilson Ramos foi decisivo para rejeitar as contas do exercício de 2015 do ex-prefeito de Cupira, Sandoval Luna (PP). De acordo com a decisão, Luna também extrapolou o limite legal de despesas totais com pessoal desde o exercício de 2009. Caso Sandoval se mantenha no páreo, a disputa é contra Zé Maria (DEM) e o empresário Júnior Inácio (MDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários