Coluna da Folha

1
Foto: Gazzetape/reprodução

Vice renuncia e abre crise em Lajedo 

Em Lajedo, no Agreste pernambucano, as decisões do prefeito Rossine Blesmany (PSD) não agradaram em nada a vice-prefeita Lêda Maria Machado (DEM), que não aceitou ter sido rifada nas decisões de formação de chapa para as eleições deste ano e renunciou ao cargo. Claramente inconformada, Lêda gravou um vídeo para as redes sociais falando sobre sua trajetória política quando foi vereadora e sobre o período que passou ao lado do prefeito na função de vice.

Um detalhe que chamou a atenção dos internautas foi o fato dela falar sobre a importância da escolha do voto ser independente da cor da camisa do partido, e estar justamente vestida de vermelho – cor que foi adotada pelo adversário do prefeito, Antonio João Dourado (PSB).

Nos bastidores, Lêda demonstrou insatisfação com a escolha do candidato a prefeito, Adelmo Duarte, e também com a escolha do vice Erivaldo Chagas (DEM). “Fui enganada, ignoraram sugestões, pedidos, planos. Tentaram calar a minha voz. Se permanecer aqui neste cargo, fugirei dos meus ideais. A situação atual de Lajedo não me representa. Coragem, Lêda. Pois bem, a mim não falta a coragem da renúncia”, disse.

Sem dar muita informação, Lêda preferiu focar nas indiretas pedindo para que a população. Enxergue a real face dos políticos por trás das máscaras. Lajedo tem potencial pra ser grande, só depende de vocês. Não existe cor, existe coragem. Coragem para mudar. Renuncio hoje ao cargo de vice-prefeita da cidade de Lajedo porque jamais renunciarei aos meus princípios. O meu partido é o povo”, concluiu.

Pediu a impugnação

O Ministério Público Eleitoral propôs ação de impugnação de registro de candidatura em face de Elionai Dias dos Santos Filho, conhecido como ‘Galego de Nanai’ (Avante), postulante a prefeito do município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco. De acordo com a promotora eleitoral Jamile Figueirôa, a documentação apresentada para efetuar o registro do candidato não comprova que ele se desincompatibilizou do cargo de delegado de polícia.

Batalha perdida

Em Serra Talhada, a prefeitura perdeu uma ação para desbloquear os recursos do antigo Fundo de Reserva dos Precatórios de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A justificativa para a decisão foi de que o município apenas iria destinar os valores incontroversos à educação e não pagaria honorários.

Arcoverde ‘ferve’ 

Nos bastidores políticos de Arcoverde surgiu forte a informação que a vereadora Celine Medeiros estaria abandonando o grupo da candidata a prefeita Cybele Roa (PR) para se aproximar de novo da base governista, com Welington LW (MDB) e Israel Rubis (PP). Mas pode encontrar dificuldade em ter a liberação da legenda para participar da campanha.

A suspeita

O presidente da Câmara de Sanharó é afastado por suspeita de fraude. Após o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado e a Polícia Militar, cumprir seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Sanharó, Poção e Pesqueira, a Justiça acolheu o pedido do MPPE e decretou o afastamento do presidente da Câmara e do assessor. Eles também foram proibidos de entrar nas dependências do Legislativo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome