Coluna da Folha

por Carlos Britto // 28 de setembro de 2020 às 07:00

Foto/reprodução

Um candidato e várias expectativas em Calumbi     

Mais um município pernambucano acabou entrando para o time dos que podem chegar às eleições de 15 de novembro com apenas um rosto aparecendo nas urnas para o cargo de prefeito. Além de Alagoinha, Jupi e Teresinha, a cidade de Calumbi também segue com apenas uma candidatura registrada na Justiça Eleitoral.

No entanto, dessa vez não foi por falta de candidato, e sim por problemas na Justiça. O nome que a oposição tinha escolhido para tentar impedir a reeleição da atual prefeita, Sandra Magalhães (PT), foi o do ex-prefeito Erivaldo José da Silva, o Joelson (Avante), apoiado pelo deputado federal Sebastião Oliveira, que é líder do partido no Estado. “Fazer com que Joelson volte a ocupar o cargo de prefeito é uma das prioridades do Avante. O excelente trabalho que ele realizou durante dois mandatos credencia-lhe para ganhar a eleição”, ressaltou Sebastião Oliveira.

O que pouca gente esperava era que a Justiça negasse o pedido de liminar protocolado pelo ex-prefeito, solicitando a anulação da sessão da Câmara de Vereadores que rejeitou suas contas no exercício financeiro de 2012. O juiz eleitoral da Vara Única do Município de Flores, Marcus César Sarmento, decidiu: “por todo o exposto, observo que, neste momento, não estão presentes os supramencionados requisitos autorizadores do deferimento da tutela cautelar. Desta feita, nego o pedido de antecipação dos efeitos da tutela”.

O ex-prefeito, que já estava mais do que confirmado na disputa, declarou que não foi procurado a tempo para apresentar sua defesa. Com isso, o município segue com apenas uma candidatura registrada na Justiça para disputar as eleições de 15 de novembro. Apesar do prazo para homologação ter acabado, na política há sempre espaço para reviravoltas.

A visita do presidente

O presidente da república Jair Bolsonaro vai visitar o Interior do Estado nesta quinta-feira (1/10). Na sua agenda está a inauguração do túnel do Ramal no Agreste em Arcoverde e também a estação de bombeamento da bacia do projeto de Transposição em Sertânia, de onde seguirá a água para a Adutora do Pajeú. A agenda ainda poderá receber novos compromissos no Interior.

Expectativa

Em Serra Talhada a expectativa é para o início das atividades no Aeroporto Santa Magalhães. O deputado federal Felipe Carreras (PSB) anunciou a data de início das operações da empresa Azul, e o tema repercutiu na região.  Segundo ele, os voos começam dia 3 de novembro. Serão dois voos, às 10h35 e 17h35, de segunda a sexta, e as passagens começarão a ser vendidas dia 3 de outubro.

Vice nos debates

A imprensa de Afogados da Ingazeira decidiu que vai realizar debates com os candidatos a vice-prefeito do município. Após a má repercussão das entrevistas com os prefeituráveis, em que a população reclamou do “baixo nível”, chegou a vez de cada postulante a vice mostrar suas ideias. A expectativa é que cada um foque em propostas e menos em ataques pessoais.

Começou

Em Petrolina o prefeito Miguel Coelho (MDB) iniciou sua campanha oficial rumo à reeleição com agenda extensa divulgada na imprensa. “Nosso objetivo é ouvir o povo, prestar contas dos nossos primeiros anos e também apresentar tudo o que pretendemos fazer por nossa cidade no futuro”, declarou o candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários