Coluna da Folha

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2020 às 07:00

Foto: Divulgação

Cenário pré-eleitoral vive momento de definição em Santa Maria da Boa Vista

Incógnita. Essa é a palavra que define as eleições deste ano no município de Santa Maria da Boa Vista (PE). Isso porque um novo desdobramento acontece a cada momento. Dois nomes podem não fazer mais parte da disputa pela prefeitura. Um é Cidinho Andrade, que vinha reafirmando sua pré-candidatura pelo PDT, e agora anunciou a retirada do seu nome para apoiar o bloco do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, George Duarte (PP).

George, que é irmão do ex-prefeito Leandro Duarte, agora conta com um concorrente a menos. Cidinho informou à imprensa que, após conversas com integrantes do seu partido, o PDT municipal e a Executiva Estadual acharam melhor retirar seu nome da disputa pela prefeitura e apoiar George e dar suporte aos seus correligionários.

Quem também pode não estar mais na disputa é o também ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Anselmo Gomes (MDB). Eleito várias vezes como vereador, Anselmo já foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por George Duarte em 2016. Depois de ter anunciado há vários meses sua pretensão em disputar a prefeitura de Santa Maria, uma mudança de planos do partido pode ter colocado sua candidatura em jogo. A legenda, que antes era comandada por Jocemar Rodrigues, agora estaria sob o comando de Xisto Neto.

Anselmo teria sido convidado para ser vice na chapa encabeçada por George Duarte e assim repetir a união formada na eleição passada, mas ficou chateado demais, afirmando que foi rifado da disputa. Tem gente que aposta que a raiva vai passar e ele vai topar a parada; há ainda os que afirmam que ele pode se rebelar e apoiar a tentativa de reeleição do atual prefeito Humberto Mendes (PSB), ou até se unir ao Solidariedade para lançar outro nome.

Testou positivo

A prefeita de Mirandiba (PE), Rose Cléa (PSD), testou positivo para o novo Coronavírus. De acordo com a nota divulgada pela assessoria de comunicação, a prefeita segue com quadro clínico estável e apresentando sintomas leves. Sobre as eleições, Rose já decidiu que não disputará a reeleição em Mirandiba.

Não aceitou

O pré-candidato a prefeito de Serra Talhada (PE), Victor Oliveira (PL), não aceitou ser vice na chapa de Socorro Brito (PSL). Ele disse à imprensa que “candidaturas não podem ser decididas a portas fechadas, com interesses que não sejam os da população“, acrescentando ainda que os oposicionistas que mudarem de ideia podem segui-lo.

Sessões presenciais

Em Petrolina, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osório Siqueira (MDB), confirmou a volta das sessões plenárias a partir da próxima semana. No entanto, por conta do feriado da Independência (7 de Setembro), a primeira sessão física no Legislativo ficou para a quinta-feira (10), a partir das 9h.

Última instância

O ex-prefeito de Sanharó (PE), César Freitas, teve seu pedido de liminar negado mais uma vez pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A condenação diz que nos anos de 2005 e 2006 o então prefeito César Freitas dispensou indevidamente a realização do procedimento licitatório, cabível para prestação do serviço de transporte escolar no município, sendo condenado a três anos e seis meses de detenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários