Coluna da Folha

0
Foto: PMC/reprodução

Processos podem mudar candidato em Cupira

Com os trabalhos intensificados por conta do período eleitoral, os órgãos judiciais seguem aumentado o recebimento de novas denúncias e aplicação de medidas. Em Cupira, no Agreste, a Justiça Eleitoral de Pernambuco determinou que o ex-prefeito, Sandoval Luna (PP), pague multa no valor de R$ 25 mil por descumprir a Legislação Eleitoral – segundo a Justiça, ao praticar propaganda antecipada, promover e estimular carreatas e passeatas no município.

Cresceram na cidade os comentários de que as chances de Sandoval participar das eleições deste ano, como candidato a prefeito, são mínimas, por conta de vários processos pendurados no Tribunal de Contas da União (TCU), e que por isso prepara o terreno para lançar o irmão, Sávio Luna, que já foi secretário de Infraestrutura do atual prefeito, José Maria Leite (DEM).

A decisão do juiz da 86ª zona eleitoral de Pernambuco, Cristiano Henrique de Freitas Araújo, destaca que Sandoval estimulou aglomeração em tempos de pandemia da Covid-19, o que atenta contra a saúde pública dos cidadãos cupirenses. A decisão do juiz ainda determinou que Sandoval não participe, não apoie e fica proibido de permitir que outras pessoas realizem qualquer evento do tipo, além de impedir que se enalteça ou faça uso de gestos que representem ou indiquem determinado grupo ou partido político.

Mas caso Sandoval se mantenha no páreo, as previsões indicam uma disputa entre o ex-prefeito (Progressistas), o atual Zé Maria (DEM) e o empresário Júnior Inácio (MDB).

Data marcada

Em Ingazeira, o PSB vai para a sucessão do prefeito Lino Morais com a chapa Luciano Torres (prefeito)/Djalma do Minador (vice), que será oficializada no próximo dia 5/09.

A saúde do ex-prefeito

O ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB), pré-candidato pelo bloco de oposição, foi submetido a um cateterismo no Hospital Português, no Recife, na última segunda-feira (25), mas até o fechamento desta coluna a imprensa continua sem informações da família sobre o estado de saúde do ex-prefeito.

Solidariedade em Cabrobó

O partido Solidariedade declarou apoio à pré-candidatura de Dim Saraiva (MDB) a prefeito de Cabrobó. O presidente do Partido, Antônio de Nestor, declarou que o partido possui atualmente mais de 100 filiados no município e uma cadeira na Câmara Municipal, e colocou o seu nome à disposição para concorrer ao cargo de vice-prefeito nas eleições de 2020.

Salário atrasado

Em Caruaru, no Hospital Regional do Agreste, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde estão com os salários atrasados há dois meses, caminhando para o terceiro, como é o caso da categoria dos enfermeiros. Segundo os profissionais, o governo do Estado não vem cumprindo com o cronograma de pagamento dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus.

Sem consenso

Em Petrolina, os vereadores não conseguem encontrar uma forma ideal de aprovar o projeto do Estatuto da Igualdade Racial, criado pelo vereador Gilmar Santos (PT). O projeto entra e sai de pauta há várias sessões, se contar que já está há quase um ano na Casa Plínio Amorim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dez − 3 =