Coluna da Folha

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2020 às 07:00

Foto/divulgação

O TCE e a bronca do prefeito de Bom Conselho

O prefeito de Bom Conselho (PE), Dannilo Godoy (PSB), tem um problemão para resolver. Trata-se de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que ele suspenda uma licitação (Concorrência nº 001/2020-CPL) para obras de pavimentação no município. A Medida Cautelar aconteceu depois de uma denúncia apresentada por uma empresa participante, em que alegou possíveis irregularidades no edital, que poderiam ter interferido no caráter competitivo do certame, comprometendo o resultado.

De acordo com o TCE, o prefeito foi notificado no dia 6 de agosto sobre as denúncias que vinha recebendo, mas não apresentou nenhum tipo de defesa. Sendo assim, a equipe técnica da Gerência de Auditorias de Obras Municipais Sul (GAOS) do TCE, por meio de Nota Técnica, confirmou os indícios de prejuízo à competitividade, que envolvia regras sobre documentação necessária das empresas.

Dessa forma, o conselheiro Valdecir Pascoal determinou ao prefeito Dannilo Cavalcante Vieira, que se abstenha de assinar o contrato ou de emitir Ordem de Serviço autorizando o início das obras, caso a assinatura já tenha acontecido, até que a Primeira Câmara do Tribunal examine o mérito.

O relator ainda determinou que a Coordenadoria de Controle Externo do TCE realize a abertura de uma Auditoria Especial para acompanhar se o prefeito vai mesmo cumprir a determinação.

A vez das mulheres

No município de Cedro (PE), a disputa eleitoral deste ano poderá acontecer só entre mulheres, uma vez que a pré-candidatura do atual prefeito, Antônio Inocêncio Leite (PTB), ainda não é certa. O que se diz na cidade é que o gestor acabou perdendo força depois da operação da Polícia Federal que o deixou afastado do cargo por seis meses. As mulheres que já confirmaram o nome na disputa são a empresária Riva Bezerra (PSB) e a vereadora Marly de Neguinho (PSB).

Não vai, mas pode

O pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Elyzandro Nogueira (Cidadania), disse que não pretende desistir da disputa, mas confirma que não descarta a possibilidade de apoiar o empresário Marcos Godoy, caso seja necessário. “Desde o início a nossa intenção foi debater a política de Serra Talhada e apresentar uma terceira via de opção, trazer para a cidade algo além da polarização, mas sobretudo, contribuir de forma positiva tanto como político como cidadão na política da nossa cidade.”

Vice escolhido

O ex-vereador Renon de Ninô (PTB) foi o escolhido para compor a chapa de José Edson Ferreira, o Zé Negão (Podemos), na função de pré-candidato a vice. De acordo Renon, Zé já vinha trabalhando nos bastidores para que a chapa se concretizasse. “Agora depois de fechada a chapa, vamos intensificar nossos trabalhos”, afirmou.

Queria ser prefeito

Ainda repercute o falecimento do ex-vereador de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão, de 69 anos. Fernando, que era um potencial candidato a prefeito da cidade pelo PP, faleceu vítima de Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários