Coluna da Folha

0
Foto: Divulgação

O ‘pula-pula’ e o cenário político em Dormentes

A movimentação política e o troca-troca de lados começam a aparecer com mais força perto das convenções partidárias. Em Dormentes, no Sertão do São Francisco,  a bancada de situação na Câmara de Vereadores do município acaba de receber uma nova e importante aliada. A vereadora Betinha de Dudu (MDB) mudou de time e agora está com Josimara Cavalcanti (PSB).

Com essa chegada, o grupo da prefeita e pré-candidata à reeleição soma oito vereadores para reforçar a sua base aliada. Betinha disse ter escolhido o lado de Josimara por causa da indecisão da oposição em colocar um nome para a disputa. “Sem consenso na oposição o melhor caminho para mim foi reforçar a base governista”, declarou a vereadora. Os candidatos da oposição são o ex-prefeito Roniere Reis (Patriota) e a vereadora Maria do Rosário, a Rosarinha (MDB).

Dos 11 vereadores com mandato da cidade, 8 já estão no palanque de Josimara, complicando a vida dos oposicionistas. A vereadora Paizinha, do grupo de Josimara, anda provocando e chamou a oposição de “fraca e que a carruagem não vai andar”. 

Josimara terá como candidata a vice-prefeita na sua chapa a viúva do ex-prefeito Geomarco Coelho, Maria do Socorro – a ‘Corrinha de Geomarco’.

A oposição na cidade espera as cenas dos próximos capítulos, embora enxergue que a união de Rosarinha e Roniere, pela oposição, seja  possibilidade remota.  

Sem candidatura própria 

O grupo de oposição em Araripina (PE), comandado pela deputada estadual Roberta Arraes (PP) e o ex-prefeito Alexandre Arraes (PSB), desistiu de manter candidatura própria para apoiar Tião do Gesso (SD). A decisão ainda não foi oficializada pela deputada, mas segundo informações, aconteceu por não terem conseguido com que nenhum nome decolasse para frear a popularidade do prefeito e pré-candidato à reeleição Raimundo Pimentel (PSL).

A volta das feiras livres 

Em Orocó (PE) o prefeito George Gueber (PT) autorizou a reabertura das feiras livres e alguns estabelecimentos não essenciais, mas manteve fechados bares, academias e espaços de festas. No Artigo 2ᵒ do decreto, Gueber determina que os “demais estabelecimentos comerciais poderão abrir com medidas de prevenção e disseminação da doença, mantendo o uso obrigatório de máscara e o controle do fluxo de pessoas”. 

Comarcas ameaçadas 

As comarcas de Belém do São Francisco (PE) e Parnamirim (PE), no Sertão, e Itaíba (PE), no Agreste, vão receber a intercessão do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) no dia 27 de julho, em uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Bruno Baptista. Novaes destacou que o fechamento das comarcas “representaria um retrocesso para as populações dos municípios afetados”.

Pesqueira se prepara 

Depois de ter surgido cerca de 12 nomes para disputar a Prefeitura de Pesqueira (PE) em novembro deste ano, o jogo se afunilou. Depois da disputa ter ficado entre Mazé (DEM) e Marquinhos (PRB), o PSOL do município lançou o nome de Antônio Mota para entrar no páreo. Até o momento as eleições acontecerão com três chapas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome