Coluna da Folha

por Carlos Britto // 20 de julho de 2020 às 07:00

O jogo afunila e política esquenta em Cabrobó

A Terra da Cebola nunca teve tantos postulantes como pré-candidatos à prefeitura. Após a desistência do atual prefeito Marcílio Cavalcante (MDB), que disse em primeira mão nesta coluna que não seria candidato à reeleição, Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, conta até o momento com ao menos sete nomes com disposição para a disputa.

Só em uma conta rápida se apresentam os seguintes pré-candidatos: Pedro Caldas (PT), o atual vice-prefeito; Dim Saraiva (MDB), presidente da Câmara de Vereadores; Barná Russo (Republicanos) ex-vereador; Galego de Nanai; delegado de Polícia Civil; o ex-prefeito Auricélio Torres (PSB); o sindicalista Antônio de Nestor (Solidariedade); e o empresário Múcio Freire (MDB), que andou se animando para a disputa.

A coisa já se afunilou e, além do atual prefeito, mais nomes desistiram; Antônio de Nestor, Barná Russo e Múcio Freire. Outras dissidências devem se registrar nos próximos dias. Quem era candidato a prefeito pode aparecer na chapa de alguém como candidato a vice. E assim caminha a humanidade em pré-campanha.

Marcílio Cavalcante pode ser o fiel da balança na eleição, com a força de sua máquina administrativa. Ele já estaria trabalhando nos bastidores para escolher um candidato que se comprometa, ao menos, em defender o seu legado. Se por um lado o apoio do prefeito é muito importante pela força da máquina, defender o seu governo não é tarefa das mais fáceis.

A delegacia fica 

Integrantes da Bancada do Povo, na Câmara de Vereadores de Salgueiro (PE), Sertão Central, chamam o apoio popular para interceder junto com eles a favor da permanência da Delegacia de Polícia Federal (PF) do município, que foi instalada em 1995 e está ameaçada de transferência. O pedido é para que o prefeito, Clebel Cordeiro, interceda junto ao Ministério da Justiça para que consiga manter a delegacia no município.

Perdendo aliados

O grupo do pré-candidato a prefeito de Araripina, Tião do Gesso (Solidariedade), vem perdendo aliados nos últimos dias para seu principal rival – o prefeito e pré-candidato à reeleição, Raimundo Pimentel (PSL). Depois de ter conquistado vários nomes que estavam com Tião, o prefeito anunciou a chegada de Ronildo da Lagoinha, que também é pré-candidato a vereador pelo PSC. Tião segue tentando frear a debandada e a reeleição de Pimentel.

Segue apoiando o governo 

A presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, e pré-candidata ao legislativo nas eleições deste ano, Célia Galindo (PSB), afirmou em nota que segue apoiando e defendendo a gestão de Madalena Britto (PSB). Sobre rejeitar o apoio ao pré-candidato do governo, Wellington Maciel (MDB), Célia diz que tem liberdade para apoiar o que considerar melhor para a cidade. “Sempre pautamos a política em torno das ideias e projetos, e não de pessoas”, afirmou. 

Vai dar continuidade 

Após a recente perda do vereador Daniel da Silva (PTB) em Garanhuns (PE), Agreste, o presidente interino da Câmara, vereador Givanildo da Silva, convocou Juca Viana para tomar posse no cargo e dar continuidade ao trabalho de Daniel. “Será um prazer servir a Garanhuns e ao seu povo”, declarou Juca, que também viabiliza sua pré-campanha a vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários