Coluna da Folha

por Carlos Britto // 13 de maio de 2013 às 07:00

Coluna da Folha

 “José Patriota quer é ajudar Eduardo e fica com essa novela”, de um prefeito do Araripe ao afirmar que o objetivo de Patriota é enfraquecer Dilma e insuflar o governador.

Em protesto

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), já avisou que as prefeituras funcionarão normalmente nesta segunda-feira (13), durante as manifestações dos prefeitos contra a queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não podemos penalizar a população mais do que ela já está sendo penalizada por conta dos efeitos da seca e da queda nos repasses federais para as prefeituras,” declarou Patriota.

O presidente da Amupe também foi enfático ao dizer que a manifestação é suprapartidária e não é contra o governo da presidente Dilma Roussef, mas contra as injustiças de um “federalismo capenga“, que concentra recursos na União e repassa atribuições aos municípios, sem as devidas fontes de receita.

A ideia inicial do prefeito de Afogados era promover um protesto com o fechamento das prefeituras. No entanto, a sugestão teve resistência de muitos prefeitos e o socialista acabou recuando das suas intenções. A Amupe reúne mais de 130 prefeitos pernambucanos, que volta e meia manifestam a insatisfação contra a falta de ações do governo federal.

Dia de protestar

Além do protesto articulado pela Amupe contra a queda de repasses do FPM, os gestores sertanejos preparam mais uma manifestação nesta segunda (13). Apontando falta de atenção do governo federal com a seca, os prefeitos pernambucanos farão um ato de protesto na Assembleia Legislativa. Chamada de “Grito do Nordeste”, a mobilização contará com caravanas de todas as regiões do Estado.

Despedida

Repercute ainda a agenda do governador Eduardo Campos ao Sertão, que serviu também de espaço para prestar homenagens a Ranilson Ramos. Homem de confiança do governador, Ranilson fez provavelmente a última aparição à frente da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, já que deve ocupar um cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Preparação

O prefeito de Trindade, Dr. Everton Costa (PR), já está afiando o discurso para a 5ª edição da Exposição e Feira Internacional da Indústria do Gesso (Expogesso), que acontecerá de 25 a 27 de Julho.

Bem na foto

O assessor do governo do estado, Ricardo Arraes, aproveitou a visita de Eduardo Campos ao Sertão para aparecer ao lado do governador. Arraes, que deve concorrer como deputado em 2014, saiu de Araripina e foi até Petrolina só para “tietar” o governador.

Arrochado

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, já avisou que não fará a Feira de Caprinos do município, por conta das dificuldades: “De forma modesta, vamos fazer a Festa de Santa Rosa e de emancipação”. Ele diz que as dificuldades com o FPM arrocharam as contas.

Sem polêmicas

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, foi acusado de apoiar motoristas irregulares da cidade. Mas ele negou os fatos e garantiu que quer apenas que a polícia faça uma campanha educativa no município.

Baixo nível

O presidente da Câmara Municipal de Tabira, José de Bira (PSB), garantiu que vai cobrar nível nos discursos dos vereadores. A preocupação veio depois do discurso do vereador Djalma das Almofadas, que criticou a qualidade do leite distribuído pela prefeitura.

Peneira

Os candidatos a prefeito de Santa Maria da Boa Vista devem conhecer amanhã (14) as decisões da justiça sobre os pedidos de impugnação de registros de candidaturas. A partir daí saberão quem fica na disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários