Coluna da Folha

por Carlos Britto // 10 de abril de 2013 às 07:00

Coluna da Folha:

“Que novidade é que tem aqui? Só o descaso de sempre”.

De um professor da rede municipal de Orocó revoltado com o abandono da cidade.

Festa pra nós, seca pra tu

Em época de seca no Sertão, esbanjar dinheiro público com festas juninas pode custar caro a muitos gestores. O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB) não se incomoda. Ano passado ele recebeu duras críticas quando insistiu em gastar milhões com a festa, e pelo visto este ano a coisa não deve ser diferente.

O problema é que muita gente já faz as contas das atrações de alto nível e compara o custo com o drama que a seca tem provocado a milhares de famílias. Mas, Lóssio parece estar, literalmente, pagando pra ver. Na logomarca da festa deste ano o prefeito, inclusive, apresenta o que mais parece uma ironia ao sofrimento alheio: ‘São João do Vale, o sertanejo é antes de tudo um forte’. E vai ter que ser muito forte mesmo.

A partir de agora o prefeito vai ter que dar muitas explicações. Porque muitas contas parecem desconexas. Falta dinheiro para recolher animais das ruas, para pagar estagiários e principalmente para pagar um salario mínimo aos servidores municipais, mas para fazer festa, sempre tem. Pra carro pipa e ações estruturantes também não tem. “Lóssio parece viver numa realidade paralela”, comentou a vereadora, Maria Elena, que emendou a crítica:“ tem mania de grandeza”.

Transparente

Os vereadores de oposição de Ouricuri estão querendo mais transparencia nos gastos do prefeito. Eles apresentaram requerimento solicitando a folha de pagamento dos cargos efetivos e contratados, com valores e funções. Os parlamentares justificaram que o requerimento tem a finalidade de fiscalizar os recursos públicos, bem como exigir transparência da prefeitura com a aplicação do dinheiro público.

No combate

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou a realização de obras hídricas para evitar que os municípios de Arcoverde e Triunfo entrem em colapso d’água. Além da ampliação do projeto da Adutora do Pajeú, que passará a levar água também para o município de Triunfo, FBC garantiu que será construída uma Adutora em Arcoverde a partir de poços profundos de Ibimirim.

O econômico

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, precisa dar aula de economia aos colegas prefeitos. Ele garante ter feito a ‘Festa do Padroeiro’ sem gastar nada, apenas recursos do governo federal.

Sai companheiro

Os petistas tradicionalmente “companheiros” dos servidores parecem estar fugindo às raízes. Em Custódia, o prefeito, Luiz Carlos (PT), é acusado de perseguir os servidores, que garantem que os atos do prefeito têm sido meramente políticos, para perseguir os adversários.

Emergência prolongada

Em Cabrobó, o prefeito Auricélio Torres (PSB), renovou por mais 90 dias, o decretou de emergência em parte da zona rural do município. De acordo com o prefeito, a situação só não é pior porque o município conta com 19 carros-pipa que fazem o abastecimento d’água.

Olha pra cá

A oposição de Sertânia está reclamando dos contratos do prefeito, Guga Lins, que vem firmando parcerias com empresas de outros municípios. Segundo denúncias, a gestão está dispensando empresas locais que poderiam fazer os mesmos serviços.

Prefeito virtual

Na página eletrônica da Prefeitura de Ouricuri, o tucano Ricardo Ramos aparece como prefeito. Mas quem conhece a cidade, sabe que o verdadeiro prefeito é Cesar de Preto (PMBD). A confusão acontece porque o site está desatualizado o mostra o ex como atual.

Panos quentes

O Presidente da Amupe, José Patriota, minimizou a ida de prefeitos petistas a Brasília em uma suposta força para se contrapor às críticas de Dilma. “Os companheiros tem o direito de montar sua agenda”.

Coluna da Folha

  1. Maria disse:

    O que é que adianta reclamar, xingar o gestor de Petrolina por gastar milhões em festas de são joão e no final das contas ficar tudo ótimo para ele? Olhem que ele foi reeleito por isso, o povo não quer saber se está sofrendo com os efeitos da seca, se o seu irmão lá do interiorzão está sofrendo, que saber é de ver as porcarias que o prefeito colocou ali gastando horrores, quer é circo, pois de pão ninguém quer nada.
    Se estão descontentes é simples, mostrem a sua insatisfação boicotando a festa, não vão lá, aí sim, quem sabe se esse gestor toma tento, um rumo nem que seja para pedir para sair.

  2. simplício disse:

    Lóssio está provando o contrário. O resultado da última eleição municipal de Petrolina é uma prova de que O Sertanejo é, antes de tudo um FRACO.
    Ele sabe que pode desmandar à vontade com o dinheiro público. Tomou consciência de que 85% da população do município vivem na zona urbana, onde não se passa sede. Grande parte desta população quer mesmo é zonar….

    1. Snoop disse:

      Pois é. Reelegeram, agora aguentem. E quem não votou que pague o pato também!

  3. Pedro Souza disse:

    Dizem por aí que tem casamento acabando. Uma história de prefeito que se enrrolou com secretária…
    Sei não! Será que é verdade?
    Se trai a mulher, que jurou fidelidade diante de Deus, imagina o povo? Pobre povo.

    1. verlania disse:

      Que furo! conta mais!

    2. curioso disse:

      Conte tudoooo! Vamos termina o babado! Adoro uma fofoca.

  4. Válter disse:

    Temos mais é que conviver com a estrutura política que temos. Afinal… os políticos nada mais são do que a “face” dos que votaram neles. Somos um bando de otários!!! Viva a corrupção!!! Viva os milhões de reais que correm soltos para fazer a festa do Sertão!!! Viva a geladeira cheia dos nobres políticos dessa nação!!! Viva o drama do Sertanejo vendo seu rebanho perecer!!! Viva tudo isso!! Como diz a canção: vamos celebrar a estupidez humana!!!! E, quanto ao que falou a dona Maria lá em cima… para boicotarmos a festa; BESTEIRA!!! IDIOTICE!!! Se o dinheiro foi gasto e deixaram gastar… temos mais é que, no mínimo, usufluir… é como lamber o leite derramado (já que não tem outro leite para beber). O Brasil está ficando, cada dia que passa, mais e mais nas mãos de poucos! Os PTralhas, que no inicio de sua história queriam acabar com tudo isso e fazer o Brasil um país digno para todos, transformaram-se nos piores bandidos da História Nacional! Portanto… jovens! Futuros Cadáveres!! Em verdade eu vos digo: O BRASILEIRO É, ANTES DE TUDO, UM OTÁRIO!!!! ISSO SIM!

  5. josemar disse:

    Muito me admira isso…Ele consegue dinheiro rapidinho pra festa ,agora pra a saúde é um Deus nos acude , Lamentável Petrolina que preço estamos pagando com tudo isso.

  6. Jose da Cunha disse:

    Se ñ houver festa, enquanto tiver seca, “nunca vamos ter uma festa”, aki sempre houve seca, por muito tempo, parece q havera, agora ninguem fala nada, das pessoas q moram perto do rio sao francisco e ñ tem agua, isso e cupa de tds os politicos, q ñ fazem porra de nada, e ficam enganando com caminhoes pipa, sisternas sonrrizal isso é um custo abissurdo do governo, q tem outras opções de levar agua as pessoas.
    E pra onda ta indo os BILHOES de reais para o combate da seca ??
    Aki em petrolina ñ tem seca, e pouco vem para o combate a seca, ai querem fica falando merda sobre as festa de sao joao, desse jeito, so querem fuder com a alegria do povo.
    Ano q vem FBC governador, Dilma presidente, Julio lossio vai apoiar FBC.
    Eduardo C. Ex governador.

    1. Kika disse:

      Volta para o maternianal… Seca, frio em todo lugar tem, mas veja a diferença existem países que passam por isso sem nenhum problema… O Brasil é grave não sabe ser preventivo em nada! Isso é u problema público… Quanta a festa de Sao João deve ter desque, o Senhor Prefeito, faça o prioritário que ele não faz: Educação, creche de graça, segurança (guarda municipal onde estão?), saúde…. Esse prefieto é antes de tudo um MALA e o povo de Petrolina antes de tudo sem comprometimento político!

  7. Junior Andrade disse:

    Vou esperar avioes do forro de graça no sao joao. Pra que pagar pra ir nessa festa valores absurdos, se posso ir de graça, beber, dançar brincar e me divertir…

  8. adriana-almeida09@hotmail.com disse:

    Meu Deus como pode um negocio desse, esse homem é maluco tanta gente passando fome i esse maluco inventar de fazer festa…deveria pagar o que deve….

  9. De Olho disse:

    Imagine, um pai de família, numa seca tremenda dessa, vendo seu gado morrendo de fome e sede, sem poder fazer nada. Um nordestino desse, só viu a solução foi dar veneno para o restante do gado, que provavelmente estava condenado a morrer e tomar esse mesmo veneno, acabando com o sofrimento de ambos. É prefeito, o NORDESTINO É ACIMA DE TUDO UM FORTE! CONSCIÊNCIA É QUE É PARA OS FORTES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários