Coluna da Folha

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2013 às 07:00

Coluna da Folha

“Queremos ver a Transnordestina chegar com um ramal em Petrolina”. Do deputado federal Fernando Filho (PSB).

E Dilma, vem?

Depois de passar rapidamente pelo Sertão, quando seguia viagem ao Piauí, a presidente Dilma Roussef deve finalmente aportar na região, especificamente em Serra Talhada. Já não é de agora que a população da cidade espera ansiosa a vinda da presidente, que só agora pode aparecer na capital do xaxado.

O prefeito de Serra Talhada e companheiro de partido, Luciano Duque (PT), deve receber essa confirmação nos próximos dias. A visita, que antes era prevista para acontecer em dezembro do ano passado, foi transferida para janeiro deste ano, mas até agora nada de Dilma. Alguns chegam a especular que a nova data seria em 18 de fevereiro.

Até agora Duque confirmou apenas que conversou com o senador Humberto Costa (PT), principal articulador da visita presidencial à região, e ouviu dele que não há dificuldades para vinda da presidente.

Em Serra, Dilma deverá inaugurar a Adutora do Pajeú, obra orçada em mais de R$ 500 milhões, além de 899 unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’ – que já estão prontas e só aguardam a visita de Dilma para serem entregues aos novos moradores.

Bloqueio

O vereador de Serra Talhada, Gilson Pereira (PSD), está buscando alternativas para bloquear as contas da prefeitura. Gilson disse que precisa contar com pelo menos dez aposentados ou pensionistas prejudicados com os atrasos nos pagamentos da previdência própria. A denúncia da oposição é de que o prefeito iria utilizar R$ 80 mil do pagamento dos aposentados para fazer a festa de carnaval.

Direta

Antes de fazer a abertura da 81ª Festa de São Sebastião, o prefeito de Tabira, Sebastião Dias, decidiu mandar um recado para seu secretariado: “Só tem lugar cativo no governo eu e a vice Genedy, que fomos escolhidos pelo povo. Os secretários vão ficar sob observação. Se mostrarem competência à frente das pastas, permanecerão. Do contrário, serão imediatamente substituídos”.

Está difícil

A prefeita de Flores, Soraya Morioka (PR), parece ainda não ter encontrado o tom do governo. Ela não consegue acertar a equipe de governo, e ainda enfrenta cobranças dos aliados que querem emprego.

Paz e amor

Enquanto em muitas cidades os prefeitos devem encontrar dificuldades para se relacionar com o Executivo, em Ingazeira a coisa promete ser diferente. O presidente da Câmara, Antônio de Pádua (PSC), já acenou a bandeira branca para o prefeito, Luciano Torres (PSB).

Atarefado

Em Afogados da Ingazeira a população está se perguntando como o prefeito, José Patriota (PSB) conseguirá conciliar tantas atividades. Ele foi escolhido para ser o presidente do Consórcio dos Prefeitos do Pajeú (Cimpajeú) e ainda é o candidato do governador Eduardo Campos (PSB) à presidência da Amupe.

Primeiros atos

Durante sua ida à Brasília para participar do encontro com prefeitos, Danilo Rodrigues (PSB), gestor de Bodocó, foi atrás das primeiras ações para o município. Ele visitou a sede da Codevasf, em busca do saneamento básico.

Palestrou

Em Salgueiro, um convite feito pela presidente Dilma ao prefeito Marcondes Sá (PSB) gerou polêmica. Alguns chegaram a dizer que o convite era falso, mas Marcondes palestrou mesmo durante o 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Bom começo

O novo prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa (PSD), começa o ano otimista. Com menos de trinta dias à frente do comando do município, o gestor comemora a instalação de uma fábrica de sandálias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários