Coluna da Folha

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2012 às 07:00

Coluna da Folha:

Quem está apostando numa briga entre mim e Luciano, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Também diziam que ele iria me trair. Estamos juntos até hoje”.

Do prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, sobre boatos de ruptura entre ele e o prefeito eleito, Luciano Duque (PT).

Nova eleição, novos problemas

A prefeita reeleita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), parece estar vivendo, nesta eleição, o mesmo pesadelo do pleito no qual foi eleita pela primeira vez, quando às vésperas das eleições foi acusada de desviar metade dos salários de servidores para custear sua campanha.

Agora, quatro anos depois, o mesmo pesadelo bate à sua porta e, novamente, a prefeita terá que dar explicações à justiça sobre os gastos de sua campanha. Na época da sua primeira eleição, o direito de ser candidata chegou a ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas Rorró conseguiu a resolução do problema e pôde concorrer. Foi a vitoriosa e virou prefeita.

Desta vez, a justiça quer explicações sobre uma doação de R$ 50 mil para a campanha da prefeita. O juiz Rildo Vieira, o mesmo que rejeitou as contas de campanha de Rorró, analisou os documentos de prestação de contas e enxergou irregularidades.

Rildo agora quer esclarecimentos quanto à doação de R$ 50 mil que a assessoria da então candidata garante que foi feita pelo PSB. O problema é que nem o PSB estadual nem o nacional prestaram contas de tal doação e Rorró Maniçoba agora precisará esclarecer o desencontro das informações.

Muita festa

Foi dada a largada para a temporada de diplomações e agora os eleitos andam contando as horas para a festa. Justamente por conta disso, o próximo dia 17 será bem agitado, quando os prefeitos eleitos de Santa Terezinha, Tuparetama e São José do Egito deverão ser diplomados, todos, no Fórum de São José do Egito. Delson Lustosa, Dêva Pessoa e Romério Guimarães vão festejar no mesmo dia e no mesmo local.

Na mesma moeda

A declaração do prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB), de que quebraria violas para comemorar a vitória sobre o poeta Sebastião Dias (PTB), agora virou ironia na cidade. Já começaram a ser distribuídas, para o dia da posse, camisas confeccionadas com as rimas que Sebastião fez em resposta à atitude do atual gestor: “Quem queria quebrar minha viola/foi dormir escutando o choro dela”.

Dose dupla

A cidade de Orocó terá um motivo a mais para comemorar a festa da diplomação. É que esta é a primeira vez que um prefeito será diplomado na cidade. Antes a diplomação acontecia na vizinha Cabrobó.

Poucos convidados

O prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa (PSD), terá que reduzir o número de convidados para sua festa de posse. Ele planejava um grande evento, mas segundo o regimento da Câmara, o gestor terá que ser empossado nas dependências do legislativo com capacidade apenas para 50 pessoas.

Pode entrar

Em Carnaíba o primeiro suplente de vereador, Luiz de Joel, poderá ser empossado em janeiro. Luiz está na primeira suplência à frente dos vereadores Nuno Lira (PRB) e Neném de Tota (PSB) e agora as costuras políticas poderão garantir sua vaga no Legislativo.

Vai pagar

Depois de muitas polêmicas, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), anunciou que deverá pagar sem maiores problemas os salários de dezembro e décimo terceiro salário dos servidores municipais que andaram protestando.

Discussão

Alguns vereadores de Petrolina continuam tentando aumentar o número de vagas para a próxima legislatura. Com isso, alguns poderiam garantir seu retorno, mas a presidente da Casa, Maria Elena (PSB), já avisou: “Terão que me convencer”.

Dá tempo

Em Iguaraci, dois vereadores eleitos correm o risco de não serem diplomados porque tiveram suas contas rejeitadas. Simão Rafael (PTB) e Josilene de Oliveira (PR) ainda podem recorrer da decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários