Coletivo “Amigos da Ilha” promove mais um ato público nesta quinta-feira. Prefeito de Juazeiro pode comparecer

por Carlos Britto // 03 de dezembro de 2012 às 11:05

O Coletivo “Amigos da Ilha” promoverá, mais uma vez, um protesto contra a polêmica ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército Brasileiro, no final do mês de setembro.

Inconformados com a restrição do acesso ao local, os integrantes do coletivo não se cansam. Este será a quarta ou quinta manifestação que fazem nesse sentido. A última foi ontem (02). O próximo ato está marcado para esta quinta-feira (05).

São três as reivindicações dos manifestantes: a desocupação da ilha pelo Exército, a manutenção das famílias de pescadores na ilha e o fim de um contrato celebrado entre a Codevasf e o Exército dos Estados Unidos (EUA), no valor de R$ 8 milhões, segundo o qual engenheiros norte-americanos desenvolveriam técnicas de contenção de erosão nas margens do Rio São Francisco para a revitalização da hidrovia.

Segundo integrantes do Coletivo, o real motivo seria a exploração, pelos americanos, de urânio na região. Para o movimento da quinta o grupo já teria o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) da Bahia e Pernambuco, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, também teria confirmado presença no ato público.

Coletivo “Amigos da Ilha” promove mais um ato público nesta quinta-feira. Prefeito de Juazeiro pode comparecer

  1. Marciano Barros disse:

    Todo ano no mês de janeiro usamos a ilha para fazer o trabalho de base com os atletas do atletismo da região, quero vê como será esse ano! “iremos está presente também pois queremos a ilha de volta” acho que todo esses movimento que está acontecendo já deu para o setor publico vê a importancia que a ilha tem para a população das duas cidades.

    1. KLEBSON disse:

      meu amigo do tem la pra vcs treinarem agora a ilha e moral vai treina no rodeadouro

  2. Watergate disse:

    Eita fumodromo importante esse!
    Não desistem mesmo!

  3. Watergate disse:

    Marciano, leva eles pra treinarem na piscina da casa de seu amigo Ronaldo Fenomeno!

  4. MARGARIDA disse:

    Tomara Deus esses protestos não levem a nada. O maior interesse são dos traficantes e usuários de drogas deixa a coitada da ilha infestada de lixo, de coco, xixi, e droga muita droga. Não deixem que a ilha volte a ser o que era antes pelo amor de Deus, ela tem FICAR MESMO É COM O EXERCITO.

  5. Michel Simões disse:

    Confirmada a presença do prefeito de petrolina, de parlamentares, sindicalistas da Bahia e Pernambuco, movimentos sociais.

  6. Anônimo disse:

    Não era três as reivindicações dos manifestantes?
    Só citou o pescador pra falar da porra desse contrato entre Codevasf e o Exército dos Estados Unidos.
    Vão continuar batendo nesse sentindo e enganando o povo que ainda participa desse coletivo achando tá participando de uma briga (Livre acesso do Povo na ilha do fogo) quando na verdade na cabeça de uns gatos pingados ela mudou o rumo e ta sendo imposta a sua aceitação via manipulação. Olha a porra da Soberania Nacional embutida nessa faça de ato.
    Participava em defesa do acesso livre na ilha não tenho perna pra defender a quebra desse contrato, uma vez lutando por esse novo rumo estamos perdendo força e perdendo a causa. Dia 05/12/2012 é a vez dos Pescadores perderem o acesso na ilha do fogo.
    Briguemos pelo que de fato podemos fazer algo. A visibilidade já foi atingida, agora vamos deixar de babaquise e realmente lutar por algo real.

  7. José Carlos Santana disse:

    Esses oficiais do exercicito tem o olho grande mesmo, de tanto cobiçar nossa ilha que tomaram primeiro o lado da FRANAVE e depois tomaram o lado onde o povo se divertia. Não estão satisfeito com seu hotel de luxo na beira do São Francisco? Outra coisa, a ilha pra ser ocupada deveria ser pela Marinha do Brasil, estou errado? O que o exercícito tem a ver com ilhas? com água?

    1. Manuel Messias disse:

      Seu bisonho o Exercito nao quer a ilha e sim esta guardando ela para a Uniao

  8. Michel Simões disse:

    De Anônimo você não tem nada kkkkkkkkkkk

  9. Francisco disse:

    “O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado.
    Rui Barbosa.

    Esta frase de Rui Barbosa, dizmuito bem tudo. O Exército possui bons advogados para a sua defesa ” A UNIÃO FEDERAL”, possui homens de Ifantaria prontos para Lutar ( Para quem tentar invadir ), possui bons negociadores….

    COLETIVO DA ILHA DO FOGO ISSO QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO É TEMPO PERDIDO.
    FAÇAM UMA PESQUISA DE OPINIÃO E VERÃO QUE A POPULAÇÃO ESTÁ É COM O EXÉRCITO.

    QUANTO TEMPO PERDIDO.

    nunca vi ninguém ganhar causa da União Federal, é dificil ganhar da Prefeitura.

    Ah!!! È BOM DESISTIR…

    1. Ricardo Rodrigues disse:

      CONCORDO!!! A POPULAÇÃO TÁ COM A UNIÃO!

  10. Francisco disse:

    Eu não vou lá não. NÃO VOU PERDER TEMPO.

  11. jorge disse:

    Quero o meu pedaço da ilha tambem, pois até onde sei aqueles pescadores estão invadindo a ilha, sei que é para o seu sustento, porém vá tentar invadir qualquer terreno para tirar o seu sustento pra ver o que acontece, quanta hipocrisia desse grupo coletivos da ilha. A ilha não tem dono, e para conhecimento de vcs o exército está contando os dias para transferir a ilha para outra instituição, deixem de ser ridículos.

  12. Ricardo Rodrigues disse:

    MUITA HIPOCRISIA!

    Nunca houve nenhum movimento para revitalização da Ilha antes da ocupação do Exército.

    Nunca trabalharam para limpar um grão de areia que caísse pela ponte.

    O local é sim pontual de uso de drogas e para os quais vão alguns pseudo-famosos (afinal acham que são) e se feita uma pesquisa, esses cem que lá vão manifestar, não representam os milhares que querem a Ilha nas mãos da União!

  13. Carlos disse:

    Vou lá me mobilizar viu, tenho tempo pra isso nao, quando estava jogada as traças ( pra nao usar outras palavras aqui nesse espaço público), ninguem se incomodava com o fedor, e com drogas naquele espaço, ninguém ouvia falar nesse tal de “amigos da ilha”. Façam o protesto de vocês, mas não interfira na circulação de veículos na ponte.

  14. adalberto marinho disse:

    Olha esse neologismo “coletivo” é apenas para fugir de qualquer penalidade
    que por ventura esse grupo viesse a sofrer alguma imputação criminal, porque não é pessoa jurídica e os seus integrantes se acham no direito de esculhambar, xingar e não dar em nada. Agora o prefeito de Petrolinaestá cometendo um grande equívoco se juntando ao coletivo,mesmo porque o prefeito esteve na ilha do fogo junto com o refeito de juazeiro inaugurando o que seria o criador, salve engano de alevino das espécies de peixe que povoam o Rio São Francisco, além disso é preciso lembrar que a ilha é jurisdição de Pernambuco, é território pernambucano o que o COLETIVO deseja é passar a jurisdição para o Estado da Bahia através do mucípio de Juazeiro, o qual tem mais de 100 quilometros de margem de Rio, um território de quase 8000 km2, quase duas vezes o tamanho de Petrolina, que tem pouco mais de 4000km2 e menos de 100 quilometros de margem de Rio o nosso Prefeito deveria se preocupar em defender a nossa jurisdição, o nosso território, a nossa soberania e não tranbalhar para entregar o território a Juazeiro que um municípip grande e rico, artercada mais ICMS do que petrolina-PE, portanto o nosso prefeito com o devido respeito está deslocado, ele é prefeito para defender petrolina e não entregar o nosso território ao grande munucípio de juazeiro-BA, que não precisa disso e não é nenhum coitadino, apenas se faz de defunto para atacar o COVEIRO.

  15. Manuel Messias disse:

    Senhores

    Primeiro pescador nao precisa de ilha e sim do rio para pescar, outra coisa, a ilha antes da ocupacao do Exercito era uma possilga, ate plantacao de milho tinha ois era ilegal. Nos fundos do “restaurante” que la existia havia um motel fetido e com drogas e camisinhas jogadas. Agora pegunto, antes da ocupacao, qual evento cultural de nome foi feito por la? Deixemos de hipocrisia e caiamos na real, vamos nos preocupar com o que interessa, saude, educacao e outros aspectos que devem vir antes do lazer.

    Se vcs tem tempo para brincar PARABENS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários