Coisas que se recebe pela internet…Calem a boca, Nordestinos!

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2010 às 22:49

Depois da polêmica da estudante que atacava violentamente povo Nordestino em seu twitter uma nova pérola circula pelos emails dos diversos leitores do Blog. Leiam:

Calem a boca, nordestinos!

Por José Barbosa Junior

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.

Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês têm que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

Fonte:http://www.crerepensar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=204&Itemid=26

Coisas que se recebe pela internet…Calem a boca, Nordestinos!

  1. Leitor disse:

    Longe de fomentar a rivalidade, tampouco de hostilizar alguém, mas é um excelente texto!

  2. Sabatinado disse:

    Realmente o Nordestino é um “Forte” e muito “Criativo”.
    O “Tiririca” que o diga !!!!

    Tiririca provou que não é analfabeto!!!

    “O advogado dele apresentou hoje cedo
    um documento da Rede Globo provando
    que o Tiririca frequentou a escolinha do
    Prof Raimundo uns 4 anos!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. JSB disse:

    QUE SERIA DESSA NAÇÃO AMADA SE NÃO EXITISSE O NORDESTE. AS VEZES PESSOAS IGNORANTES ESQUECEM QUE O BRASIL NASCEU NO NORDESTE “BAHIA”, ALIÁS SOU PERNAMBUCANO E ADMIRO MEU ESTADO E A BAHIA. FOI AQUI EM QUE SURGIO A PRIMEIRA CAPITAL. FOI AQUI QUE GRANDES NOMES SURGIRAM PARA ALAVANCAR ESSA TERRA DE MEU DEUS. QUANTA FALTA DE CONSCIENCIA DESSA PESSOA QUE SE DIZ BRASILEIRO. COMO DIZ NO TRECHO DE ELBA RAMALHO “IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE” SERÁ QUE CALSAMOS TANTA INVEJA PARA “ALGUNS SULISTAS? OU SERIA SUDESTINOS? EM DECLARAÇÃO O PAI DAQUELA “INFAME” SE DESCULPAVA E DECLARAVA AMOR AO POVO DO NORDESTE, E AINDA TIRAVA O SUSTENTO DE SUA FAMILIA ATRAVÉS DESSE POVO “LINDO” TEMOS QUE PERDOÁ-LOS, POS SOMOS ACIMA DE TUDO SUPERIORES EM AÇOES E PALAVRAS. NOS TRATOU DE PRETOS, ALIÁS, SOMOS UM DOS ESTADOS EM QUE TEMOS A MAIORIA DE ETNIA, NÃO SOMOS RACISTAS. NOSSA COMIDA É MAIS SAUDÁVEL, É UMA PENA QUE NÃO SEI SE ALGUM SULISTA OU SUDESTINO IRÁ LER MEU DESABAFO, MAIS VENHAM PRA NOSSOS ESTADOS QUE LHES MOSTRAREMOS O QUE É UM CAFÉ DA MANHA RECHEADO DE CUZCUZ COM BODE ASSADO, LEITE DE CABRA, TAPIOCA, ARROZ DOCE, MACAXEIRA COM CARDE DE SOL, FAROFA DE GALINHA DE CAPOEIRA, QUEIJO, E ACIMA DE TUDO VENHAM VER NOSSO CÉU ESTRELADO, QUE COISA LINDA QUE ELES NÃO TEEM. SÃO TANTAS AS COIAS QUE É MELHOR PARAR. ACHO QUE ESSA MULHERZINHA É MAL AMADA, ALIÁS AQUI TAMBÉM TEM UNS CABRAS MACHOS PRA ELA VER O QUE É AMOR.

  4. JAQUELINE disse:

    Britto, procure se informar sobre vazamento da prova do ENEm: lá na porta da Facape, tinha gente dizendo que o tema da redação falava de trabalho escravo. Quando eu entrei pra fazer minha prova, não é que o tema tinha mesmo texto com esse assunto?

  5. Pe. Antonio disse:

    Vale a pena ler este artigo:
    Brasil à la Roussef
    Por Elisabeth Carvalho
    Passado o vendaval da mais agressiva campanha eleitoral do Brasil pós-ditadura militar — mas ainda assim incapaz de desviar a
    nação dos trilhos de um projeto que vai agora inaugurando sua terceira etapa — é possível antever o caminho traçado pela primeira
    mulher escolhida por quase 60% dos 190 milhões de brasileiros para governar seu país.
    Mais importantes que o fato de Dilma Roussef se tornar a primeira mulher presidente de um país em grande parte conservador e
    machista são as qualidades da presidente. Sementes de boa cepa, resistentes à seca e às tempestades, elas se desenvolveram num solo
    dizimado pela idéia de que não passava de uma ?invenção política? do presidente Lula. Cresceram teimosamente a cada golpe
    desfechado pelo jogo desleal de uma oposição disposta a reconquistar a qualquer preço o poder. Terminaram por vicejar
    frondosamente, a ponto de derrubar o mito com que geralmente se procura desclassificar as eleições presidenciais brasileiras —
    travadas entre os ?dois Brasis? que coexistem num país de proporções continentais, com um eleitorado dividido em ?segmentos? de
    classe. Dilma seria, segundo tal ponto de vista, a candidata dos pobres e analfabetos de regiões atrasadas, derrotada nos estados
    ?modernos? dos ricos e educados.
    Dilma venceu no conjunto do Brasil, e em todas as classes sociais, pela franqueza, coragem e sentido pragmático com que colocou
    na boca de cena da política brasileira a competente executiva dos bastidores dos oito anos do governo Lula e sua extraordinária
    familiaridade com os grandes problemas e a complexidade do Brasil. Por maior que tenha sido o empenho dos grandes meios de
    comunicação, e por milhões que tenham sido as mensagens apócrifas que se espalharam como vírus pela internet nos últimos meses,
    Dilma desconstruiu, uma a uma, as falsas personagens com que tentaram manchar sua candidatura.
    Além de ?criatura? de Lula, ela foi a ?terrorista de alta periculosidade? que iria levar o Brasil a uma sangrenta luta armada; foi a
    doente em estado terminal que morreria ao assumir, deixando o governo para seu vice Michel Temer, fruto da coalizão com o velho
    PMDB, que a esquerda não consegue engolir. Foi também a mulher ?libertina?, que viveu relações fora do casamento e que
    provavelmente teria se tornado lésbica (como explicar o fato de se candidatar à presidência sem um marido, senão através de uma
    possível atração por outras mulheres?); e, na versão da casta candidata a primeira-dama de seu adversário José Serra, tornou-se até
    mesmo uma potencial ?assassina de criancinhas? por ter considerado a gravíssima questão do aborto no Brasil um caso de saúde
    pública.
    Foi esta a mulher que, em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita, cercada por correligionários do Partido dos
    Trabalhadores, leu, durante 25 minutos, (Lula falaria de improviso, provavelmente) o discurso com que carimbou cada uma de suas
    promessas de campanha, e que em última instância podem ser traduzidas num mesmo e único esforço: o de manter e ampliar um
    projeto político visando a redistribuição de renda, sem que isso implique num processo de radicalização ou estimule uma polarização
    na sociedade brasileira.
    Output as PDF file has been powered by [ Universal Post Manager ] plugin from http://www.ProfProjects.com | Page 1/2 |
    This page was exported from – OUTRAS PALAVRAS
    Export date: Mon Nov 8 8:10:53 2010 / -0200 GMT
    De um lado, Dilma passou a borracha na tinta ainda fresca dos jornais que conspiraram abertamente contra ela e fez o elogio e a
    defesa intransigente da liberdade de imprensa. Estendeu à mão à oposição, comprometendo-se com uma proposta de pacificação e
    diálogo e, para surpresa de todos, chegou a citar nominalmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como um político de
    quem guarda ?as melhores impressões?.
    Do outro lado, deixou claro que não haverá ajuste fiscal às custas do social: ao contrário da Europa, onde os governos estão
    dilapidando o Estado do Bem Estar, o Brasil à la Roussef vai gastar mais ainda que o de Lula nos programas sociais, nos serviços
    essenciais e dos investimentos em infraestrutura. Ela sabe que o Brasil jamais será um país desenvolvido enquanto houver brasileiros
    com fome, famílias morando nas ruas e crianças abandonadas à sua própria sorte.
    Em tempos de crise como a que o mundo se encontra mergulhado, este Brasil seguirá estimulando seu mercado interno e sua
    poupança. Vai aprovar um fundo social para investimentos na educação com os recursos do pré-sal e no modelo de partilha na
    exploração do petróleo. E vai manter inalteradas as diretrizes da política externa dos últimos anos, principalmente no que toca ao
    fortalecimento das relações Sul-Sul, especialmente com a América Latina — ao mesmo tempo que deve bater mais fortemente na luta
    contra o protecionismo dos países ricos e contra a guerra cambial.
    Com estes elementos, é possível entender Dilma Roussef pela lógica de consolidação de uma novíssima social democracia brasileira,
    ou pelo espírito revigorado de uma esquerda da qual os países centrais foram sistematicamente se afastando a partir dos anos 70, até
    abandoná-lo definitivamente com a adesão incondicional aos princípios neoliberais globalitários dos anos 90. Dilma terá mais
    facilidades neste processo de consolidação: os dez partidos da base governista, liderados pelo PT, conquistam pela primeira vez
    ampla maioria no Congresso Nacional e governar, aparentemente, vai ficar mais fácil.
    Ao mesmo tempo, o Brasil sombrio e subterrâneo que emergiu do ódio e da polarização que alimentaram a campanha presidencial
    deste ano deu provas da resistência de sua sobrevida. Foi possível sentir no ar, o tempo todo, o desconforto anti-igualitário de uma
    classe média temerosa de perder seus privilégios diante do novo contingente de brasileiros que chega enfim a seu patamar.
    Não é a primeira vez que isto acontece: foi assim nos momentos críticos que antecederam a morte trágica de Getúlio Vargas em
    1954; na resistência à posse de Juscelino Kubitschek, em 1955; na manobra constitucionalista que evitou que o vice de Jânio
    Quadros, Jango Goulart, o substituísse depois de sua renúncia, e na desconstrução da liderança de Goulart como presidente, que
    culminou com o golpe militar que o depôs de 1964.
    As garras afiadas deste Brasil sombrio voltaram a se retrair, mas a campanha para 2014 já começou. Como Lula, o primeiro operário
    a chegar à presidência, Dilma, a primeira mulher, não pode errar. Oxalá suas qualidades a levem a impor sua própria marca nos
    próximos quatro anos, de importância fundamental para o futuro do Brasil e de toda a América do Sul.

    Elisabeth Carvalho é jornalista no Rio de Janeiro e apresentadora do programa de entrevistas Milênio, na Globonews
    Output

  6. JADSON JATOBÁ disse:

    Parabéns, José Barbosa Junior, pelo seu texto ele é a resposta pronta pra sair da nossa garganta tão seca de desejo de resposta ao preconceito imposto por essa sociedade que se acha superior em conhecimento e que se alimenta do seu próprio ego corrompido pela imponência capitalista do pseudo poder. No nordeste brasileiro ainda se conserva alguns valores baseado nos princípios da dignidade, da verdade, da sinceridade, da honestidade e principalmente da conservação do respeito entre as pessoas!!!

  7. Raquel Bezerra disse:

    Bom dia Carlos Britto,

    Como conheço seu feeling p/ bons textos, eu sabia q vc ia gostar desse e enviei o mais rapido possivel. Recebi o mesmo de uma amiga de Salgueiro. Valeu! E parabéns p/ seu trabalho. Um abraço

  8. leandro moreira disse:

    o povão do sul está com dô de cotovelo,estão apelando por quê nos ultimos governos estão investindo no nordeste e o povo do sul está com medo que o nosso povo não vá embora para o sul em busca de emprego e sim que eles venham para o nordeste procurar emprego, esta em uma realidade que está acontecendo não precisamos mas irmos até a sul procurar emprego,uma boa faculdade,porque aqui na nossa terra tem tudo isso, não vamos nos rebaixar para esses troxas do sul.

  9. Revoltado disse:

    Já tinha orgulho de dizer que sou nordestino.Depois de ter lido este texto já me sinto heroi nacional .Eeita! o autor esqueceu de dizer no texto que o paulista da capital não tem beira de práia ,banho de sol só com placa de energia solar e o nordeste ,todas as capitais são banhadas por práias maravilhosas.

  10. Eildo Coelho disse:

    Enquanto os cariocas e paulistas se preocupam no ramo do tráfico de drogas, nordestinos constroem os arranahacéus para essa láia morar. E ai independentemente do meu posicionamento politico, pode se ter o exemplo do nordestino Lula, de grandes escritores, os melores comédiantes entre outras classes exportadas por nós. Eles são meros coadjuvantes no desenvolvimento do País.

  11. silvia disse:

    Fiquei emocionada enquanto lia o texto porque retrata o nordestino como ele e, voce esta de parabens, nordestino e tudo isso e muito maissssssssss.

  12. Orgulho de ser adotada pelo nordeste disse:

    Sou uma nordestina adotiva, mas sou apaixonada por esse nordeste, cresci aqui e sei que tudo o que á aqui é da mais pura beleza maravilhosa, terra de povo trabalhador, que sabe da valor a tudo o que se tem. Terra de maravilhas que encanta a todos que nos visita. NORDESTE E NORDESTINO AINDA NÃO VI POVO E LUGAR MELHOR. E o que essa talzinha pensa e diz é somente ignorância, coisa de gente que não tem o que pensar e fazer.

  13. Araripiano disse:

    Creio que o Luiz Gonzaga se expressou muito bem na sua musica!!!

    Quanta Falta o Luis Gonzaga Faz ???

    Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão/ pelo auxílio dos sulistas/ nesta seca do sertão/ mas, doutor, uma esmola/ a um homem que é são/ ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.

  14. SOMOS BRASIL TAMBEM... disse:

    O NORDESTE É O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER, OS SULISTAS SEMPRE TEVE UMA RUSGA COM OS NORDESTINOS, POIS SOMOS UM POVO GUERREIRO E CORAJOSO, NÃO NOS APROVEITAMOS DO CLIMA SULISTA, PARA FICAR EM CASA DORMINDO E ESPERANDO AS COISAS CAIR DO CEU… O NORDESTINO É UM POVO ALEGRE, QUE MUITAS VEZES FAZ VERSOS, PROSAS E POESIAS DE SUAS PROPRIAS “DESGRAÇAS” E NÃO FAZ COMO OS SULISTAS QUE INVENTA LOGO DIZENDO QUE É “DEPRESSÃO”, O POVO NORDESTINO É UM POVO QUE ORGANIZA OS MELHORES CARNAVAIS DO MUNDO, QUE SÃO OS DE RECIFE E SALVADOR… E SÃO OS SULISTAS QUE VEM GASTAR DINHEIRO E FAZER DO NORDESTE UMA GRANDE POTENCIA ECONOMICA QUE ESTA SE TORNANDO, SE O NORDESTE FOSSE TUDO ISSO QUE OS SULISTAS TENTO MOSTRAR, ELES MESMOS NÃO TERIA CORAGEM DE VIM AO NORDESTE… DEVEMOS LEMBRAR QUE FOI UM NORDESTINO QUE MUDOU A HISTORIA DO PAIS, CHAMADO LUIZ INACIO LULA DA SILVA “O LULA” E PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO, O DEPUTADO MAIS VOTADO DO PAIS, FOI JUSTAMENTE ONDE? “EM SÃO PAULO” ELE É UM NORDESTINO, ISTO QUER DIZER QUE OS SULISTAS PERDEM TEMPO CRITICANDO O NORDESTE E NEM ELES MESMOS CONFIAM NELES, POIS FOI O NORDESTINO TIRIRICA QUE CONSEGUIU “HUM MILHÃO E TREZENTOS MIL VOTOS”…
    VIVA O NORDESTE E PRINCIPALMENTE, VIVA AOS NOSSOS IRMÃOS NORDESTINOS.

    “VAMOS DAR UM BASTA AQUELE PENSAMENTO, DE QUE O NORDESTE É FOME, SECA E MISERIA… O NORDESTE DE HOJE EM DIA É UM NORDESTE DE LINDAS PRAIAS, DO POVO CALOROSO E RECEPTIVO, DOS MELHOR CARNAVAIS E PRINCIPALMENTE DAS MULHERES MAIS LINDAS…”

    TE AMO MEU NORDESTE.

  15. Araripiano disse:

    SOMOS BRASIL TAMBEM…
    Não disse coisa com coisa !!!
    O Luiz Gonzaga se refere ao dinheiro que o Governo distribui com o Assistencialismo sem nenhum esforço para quem recebe e nada lhe cobra. Isso está fazendo com que o “Nordestino Gueirreiro” que sempre foi fique viciado e se torne um preguiçoso.

  16. ANA KÁTIA disse:

    PARABÉNS PELO TEXTO.
    REALMENTE NÓS NORDESTINOS TEMOS QUE ” CALAR A BOCA”
    COM TANTAS PESSOAS IMPORTANTES, NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM COMENTARIOS DE PESSOAS QUE ESTÃO ACOSTUMADAS A OUVIR ” MUÇHER MELANCIA, TATHI QUEBRA BARRACO E OUTROS.

  17. Tudo a ver ... disse:

    O “Tiririca” obteve + de 1.300.000 de votos exatamente só dos seus irmãos “Nordestinos” que moram em São Paulo? Se foi? Algo deve estar errado ?Considero um recado para que reformulem a “Legislação Politica deste País” ???

  18. Hilda Lacerda disse:

    EU SOU NORDESTINA COM MUITO ORGULHO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários