6aSR Codevasf responde ao Blog sobre andamento do Projeto Salitre

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2010 às 22:16

A assessoria de imprensa da Codevasf enviou ao Blog nota em resposta a matéria postada ontem (13) sobre a insatisfação dos saliteiros demonstradas em um outdoor localizado em Juazeiro. Na placa aparece a seguinte mensagem: ” Salite, realidade ou ilusão? Quando cumprirão os prazos?”.

Segundo a nota,  a codevasf tem realizado reuniões para discutir o assunto e tirar dúvidas com os produtores.  Ainda segundo a nota,  assuntos como  Contrato de Promessa de Compra e  andamento dos processos para entrega dos demais lotes estão sendo discutido com os produtores. Segue a nota na íntegra:

A respeito da reportagem veiculada neste site no dia 13/10/2010 sobre o andamento das etapas de implantação do Projeto Salitre, a 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro esclarece que no mês passado técnicos da Companhia e representantes da Cooperativa dos Agroempreendedores do Projeto Salitre (COAPIS) e da Associação dos Agroempreendedores Familiares do Salitre (AGROFASA), além de integrantes do consórcio Plena/Projetec, que administra o projeto, e da agência do BNB em Juazeiro, estiveram reunidos no auditório da superintendência regional da Codevasf, no bairro de Piranga, para discutirem esse assunto.

Na oportunidade a Superintendente Regional, Ana Angélica Almeida Lima, e o Gerente de Administração Fundiária, Wagner Zani Sena, fizeram uma exposição atualizada sobre a implantação do Salitre.

Foram apresentados temas como o acesso ao Contrato de Promessa de Compra e Venda, que vai habilitar os produtores a retirarem financiamento junto ao Banco do Nordeste mesmo antes de terem a escritura do lote agrícola. As exigências para a obtenção de crédito e o tempo para análise dos projetos foram esclarecidos pelos representantes do BNB.

Sobre o andamento dos processos para entrega dos demais lotes, o gerente Wagner Zani mostrou aos presentes documentos que comprovam as ações e o compromisso da Codevasf de acelerar as etapas tanto ambientais como documentais para a implantação do Salitre. Vale ressaltar que toda a documentação para liberação do restante dos lotes agrícolas já foi encaminhadas ao INCRA e ao Cartório de Imóveis de Juazeiro, onde aguardam liberação. No encontro do mês passado foi redigida uma Ata para informar aos órgãos envolvidos na implantação sobre as necessidades urgentes dos contemplados no que se refere a celeridade dos trâmites legais.

Durante essa reunião os produtores puderam esclarecer as dúvidas, fazer sugestões e discutir problemas comuns juntamente com técnicos da administração compartilhada Plena/Projetec.

No final do evento ficou acertada a realização de outros encontros semelhantes para uma nova avaliação do andamento do processo de implantação do Salitre.

6aSR Codevasf responde ao Blog sobre andamento do Projeto Salitre

  1. Edson disse:

    Reitero o que escrevi anteriormente: o Salitre está preso no cartório e no INCRA.

  2. Francisco Cavalcanti disse:

    E o presidente LULA veio inaugurar o que mesmo???????

  3. Alerta Geral disse:

    Na minha opinião estão esperando terminar as eleições para fechar as portas.

    Foi pura política.

    Metas devem ser cumpridas, se não foram valtou competência.

  4. Salitreiro disse:

    Uma simples entrega de lotes, está causando este transtorno todo.
    Imagine só, como será o funcionamento desse projeto – que se diz modelo.
    É impossível acreditar que será modelo. Possivelmente, será mais um projeto de Juazeiro com produtores malsucedidos. Pois, já é possível observar limitações técnicas gravíssimas – profundidade efetiva do solo, ausência de drenagem, sistematização etc… – nos lotes.
    Não sei se merece tanta insistência para o recebimento dos lotes.
    É inadmissível que um projeto que vem se arrastando por tanto tempo, apresente tantas falhas e, tenha uma vida economicamente viável tão curta.

    Seria possível escrever um livro, mas acredito esse resumo promoverá uma reflexão por parte das pessoas envolvidas no processo.

  5. Ronaldo disse:

    MAIS O PROBLEMA TODO É QUE JA FAZ UM ANO QUE A CODEVASF CORRE PARA UM LADO E PARA O OUTRO E COLOCA A CULPA EM UM E OUTRO E NADA RESOLVE, CADE A ENTREGA DOS LOTES, DESCULPA É FÁCIL DAR O DIFICIL É CUMPRIM O QUE DIZIA O EDITAL 18/2009. QUEM FICA NO PREJUIZO SOMOS NÓS PRODUTORES QUE ESTAMOS DE MÃOS ATADAS.

  6. Sertanejo disse:

    A CODEVASF, nas suas necessidades exige sempre muita urgência para que nós futuros colonos tenhamos para com ela, mas todos os prazos dados pela mesma não foram cumpridos. Não se justifica todo investimento feito até hoje ter um projeto praticamente para por buracracias de orgãos públicos e/ou privados. E, na verdade até mesmo obras de grande importância para o futuro desse projeto como pelo menos a macro-drenagem não se tem quase nenhuma implementação, pois é sabido das características dos solos do Salitre como: pouca profundidade efetiva, textura, permeabilidade, camadas de resistência, a pedologia não reportando a realidade da maioria dos lotes, portanto não tendo uma área de potencial agrícola sob irrigação a qual foi apresentada para a venda pela CODEVASF.
    Sendo portanto, uma preocupação para nós futuros empreendedores rurais do projeto salitre.

  7. Insatisfeiro disse:

    Não disse nada por nada, o fato é que existe muita promessa e enrolação, já passou um ano e os prazos não foram cumpridos. Chega de botar culpa no INCRA e nos cartórios.

  8. Saravá! disse:

    Volto a dar conselhos (Codevasf: Jonie / Plena: Odi)

    Muito cafezinho causa problemas no estômago!

  9. rafael disse:

    E o marketing da inauguração pro governo?
    E a falta de planejamento antes de aguçar os desejos de quem tem vontade, se programou e aguarda trabalhar?!
    E a inércia do consórcio sobre os assuntos e competências que já deveriam ter sito implementados (como plataforma de informaçãos… e outras).

    Ooooow Brasilzinho de CARAMUJOS!

  10. Paulo disse:

    Concordo plenamente. E pior quendo a águia tem que andar em passos de caramujo!

    :/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários