Codevasf realiza curso sobre automação

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2008 às 13:07

A Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, em Petrolina, vai realizar um curso sobre automação do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, Área Maria Tereza, e apresentação do software de supervisão e controle da automação de Perímetros de Irrigação, nesta terça-feira, no auditório da Codevasf, em Petrolina, nos horários das 9h às 12h e das 14 às 17h.

Ainda dentro da programação, haverá visita técnica às estações de bombeamentos da água de irrigação da Área Maria Tereza, onde está sendo concluída a implantação do primeiro sistema de automação dos Perímetros de Irrigação da Companhia, com comunicação pela internet. Para as obras, a Codevasf investiu R$ 1,5 milhão.

O curso é dirigido aos profissionais que trabalham com operação e manutenção dos Perímetros de Irrigação da Codevasf e do Sistema Itaparica, onde participam cerca de trinta técnicos das Superintendências Regionais da Codevasf de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e da Sede, em Brasília, dos Distritos de Irrigação, Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf e técnicos das empresas que trabalham com operação e manutenção.

As Estações de Bombeamentos de água da Área Maria Tereza, que funcionavam com sistema de operação acionado manualmente, passaram a ser automatizadas. Com este sistema, a operação e controle são integrados com o centro de supervisão do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, onde o monitoramento do processo também pode ser feito pela internet. O sistema de automação vai resultar em mais economia de energia, com maior controle do processo, gerenciamento através de históricos gerados automaticamente pelo software e redução do custo de operação.

Do grande jornal – Rádio grande rio am

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.