Codevasf promove 3º Seminário de Combate à Corrupção

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2025 às 20:12

Foto: Ascom Codevasf/divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, na quarta-feira (10), mais uma edição do Seminário de Enfrentamento à Corrupção, no auditório Avelino Costalonga, em Brasília (DF). O evento, alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (comemorado em 9 de dezembro), teve como foco a prevenção de fraudes e o aprimoramento das práticas de integridade nas contratações.

O seminário, organizado pela Corregedoria e pela Secretaria de Integridade da empresa, contou com a presença do diretor-presidente da Codevasf, Lucas Felipe de Oliveira, que fez a abertura dos trabalhos. Na oportunidade, ele recepcionou os palestrantes do evento: Francisco Bessa, membro do Conselho de Administração da Companhia; Monique Furtado, advogada especialista em processo administrativo disciplinar; Renila Bragagnoli, secretária de Integridade da Codevasf; Edson Teles, corregedor da Petrobras; e Vanessa Tolentino, corregedora da Codevasf.

Em sua fala, Lucas Oliveira destacou a importância do evento. “Em pouco tempo, temos evoluído significativamente e incorporado essa discussão à nossa rotina. A cada ano, avançamos nos índices de governança. O conflito de interesses é um ponto central, que precisa ser compreendido por todos para que possamos aprimorar continuamente nossos processos”, ressaltou.

Para Vanessa Tolentino, o enfrentamento à corrupção é um grande desafio de qualquer órgão ou entidade, pública e privada. “Por isso, trazer essa pauta para o cotidiano dos empregados e da gestão, com uma programação transversal, visa a uma reflexão de como as condutas individuais impactam nos resultados institucionais e podem abalar a confiança e a reputação da Codevasf”, explicou.

Temas centrais

O seminário foi dividido em cinco temas centrais. O primeiro tratou da prevenção ao conflito de interesses como ferramenta anticorrupção, conduzido por Francisco Bessa, que destacou a necessidade de mecanismos internos claros para evitar o conflito de interesses, um grande risco à integridade pública. Na segunda palestra, a advogada Monique Furtado abordou pequenas quebras de integridade e explicou como práticas aparentemente simples no cotidiano podem abrir espaço para irregularidades.

O tema seguinte foi apresentado por Renila Bragagnoli, que falou sobre o panorama da evolução das ações de integridade da Codevasf em 2025, ressaltando avanços institucionais e novos projetos previstos para o próximo ano. Na sequência, Edson Teles compartilhou experiências sobre a responsabilização de empresas com base na Lei Anticorrupção, destacando boas práticas adotadas pela Petrobras como a entidade pública que mais aplica a lei anticorrupção.

Após as palestras, Vanessa Tolentino fez uma exposição sobre os resultados do trabalho da Corregedoria no ‘Panorama 2025’, com dados correcionais que revelam tendências de fraudes, riscos e o comportamento das denúncias analisadas pela Companhia.

Balanço

Na avaliação de Renila Bragagnoli, uma das coordenadoras do evento, a realização do 3º Seminário Codevasf de Enfrentamento à Corrupção marca mais um passo importante no fortalecimento da cultura de integridade na Empresa. “Em 2025, o evento consolidou avanços significativos, ampliando debates, práticas e reflexões sobre prevenção à corrupção no setor público. Destaco, sobretudo, a participação expressiva dos empregados que acompanharam o Seminário de forma remota, demonstrando o engajamento das Superintendências Regionais nas pautas sobre integridade“, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários