Codevasf em Juazeiro inicia desassoreamento de trecho do rio Salitre

0

desassoreamento  CodevasfA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf) iniciou os trabalhos de desassoreamento de trecho do rio Salitre, em Juazeiro. Os trabalhos consistem na remoção de sedimentos, principalmente areia, pedras e matéria orgânica que, por causa do acúmulo, diminuem a profundidade de repositório de água – o que em rios como este, obstrui o curso das águas e diminui a vazão.

A ação está sob a responsabilidade da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro. As obras estão concentradas inicialmente no trecho entre os povoados do Junco e Goiabeira. Nos serviços, o governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, está investindo cerca de R$ 75 mil, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, “esta é uma antiga reivindicação das famílias ribeirinhas do Salitre, que agora conseguimos viabilizar. Tudo convergiu para que ainda neste ano, apesar das várias dificuldades que uma obra como esta apresenta, a Codevasf iniciasse a sua execução, obedecendo, principalmente, a todas as condicionantes ambientais requeridas”, declara Siqueira.

O resultado esperado com a conclusão dos trabalhos é o aumento da vazão do rio Salitre, que foi perenizado após a construção, pela Codevasf, de duas adutoras no perímetro irrigado Salitre. O aumento da vazão vai ampliar a oferta de água usada na irrigação por mais de 600 famílias de agricultores que vivem às margens do rio. (fonte/ foto: Ascom Codevasf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome